Realidade Virtual

Nesta seção, exploramos como a Realidade Virtual (VR) está transformando o ensino superior e a aprendizagem. Você encontrará artigos que destacam aplicações práticas dessa tecnologia em disciplinas como saúde, engenharia e artes, além de insights sobre sua integração em metodologias ativas e ambientes de ensino híbrido.


Artigos sobre Realidade Virtual

Por Gabriela Becker 31 de outubro de 2024
A falta de atividades práticas nos primeiros semestres do ensino superior pode ser mitigada com o uso de objetos de aprendizagem interativos. Os recursos permitem que os alunos apliquem conhecimentos de forma ativa, tornando conceitos teóricos mais acessíveis e conectados à realidade.
Por Redação 22 de julho de 2024
Objetos de aprendizagem (OAs) são recursos educacionais, digitais ou não, usados, reutilizados e combinados com outros materiais de cunho pedagógico para contextualizar o conteúdo.  Eles podem incluir podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, simuladores
Por Redação 11 de julho de 2022
Embora seja conhecida por sua eficácia no treinamento de hard skills, a realidade virtual (RV) pode ser uma aliada das IES nesse desafio?
Por Luiz Eduardo Kochhann 3 de setembro de 2019
Imagine levar um estudante de Ensino Fundamental ou Médio para o fundo de um oceano durante a aula de ciências. Ou colocar alunos de Medicina para tomar decisões complexas, na prática, dentro de um hospital.
Por Luiz Eduardo Kochhann 3 de setembro de 2019
Uma pesquisa recente – produzida pela XR Association - apontou que 86% dos entrevistados acreditam que, até 2025, as ferramentas digitais imersivas serão tão onipresentes quanto os smartphones.
sidebar-top

Categorias

Ensino Superior

Ensino Básico

Gestão Educacional

Inteligência Artificial

Metodologias de Ensino

Colunistas

Olhar do Especialista

Eventos

Leia mais:

Por Redação 16 de janeiro de 2025
O curso de Biomedicina teve sua ascensão, de certa forma “freada”. Mesmo assim, o interesse pela área continua alto.
Por Redação 18 de novembro de 2024
A educação a distância trabalha com uma série de funcionalidades no ambiente digital, como LXP, LMS e plataformas de avaliação. Para que elas cumpram seu papel, precisam ser confiáveis e atuar como ponte para o ensino e aprendizagem.
Por Redação 14 de outubro de 2024
O texto aborda o papel dos professores na educação a distância e como suas práticas e adaptações influenciam a qualidade do ensino e a experiência dos alunos. Também discute a relação entre as responsabilidades docentes e as estruturas institucionais e tecnológicas, oferecendo uma análise crítica sobre o impacto dos educadores na evolução do EaD.
Por Redação 7 de outubro de 2024
O ensino superior está passando por uma transformação profunda, marcada pela ruptura com o modelo tradicional de educação universitária. Essa mudança não aconteceu de forma repentina, mas vem sendo implementada gradativamente, à medida que tecnologias inovadoras são incorporadas ao ambiente de aprendizagem.
Por Redação 16 de setembro de 2024
Um ambiente virtual controlado , projetado para proporcionar experiências realistas sem abrir mão do conforto e da segurança, é uma excelente resposta a essa necessidade.
Por Redação 13 de setembro de 2024
Com uma trajetória de oito anos na +A Educação, a gerente de Negócios Daniela Hauser vem acompanhando de perto todas as transformações no ensino superior sob a ótica da área comercial. Em entrevista ao portal Desafios da Educação, Hauser fala sobre as mudanças na EaD e o papel da tecnologia para melhorar a eficiência operacional das IES.
Por Redação 5 de agosto de 2024
A migração de conteúdo de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para outro é um processo que muitas instituições de ensino superior (IES) consideram complexo e arriscado. Mas precisa ser assim?
Por Redação 25 de julho de 2024
Para aperfeiçoar a rotina dos professores e estimular a autonomia dos alunos, é essencial considerar alguns aspectos ao avaliar a qualidade do conteúdo oferecido. Uma tecnologia pode ser a melhor solução para IES inovadoras.
Por Redação 22 de julho de 2024
Objetos de aprendizagem (OAs) são recursos educacionais, digitais ou não, usados, reutilizados e combinados com outros materiais de cunho pedagógico para contextualizar o conteúdo.  Eles podem incluir podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, simuladores
Por Redação 5 de fevereiro de 2024
Traduzido como aprendizagem ao longo da vida ou educação continuada, o termo se refere à necessidade dos indivíduos de continuar estudando e se desenvolvendo.
Ver mais
Share by: