O relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy”, feito pelo New Metrics CoLab e divulgado em 2020 no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, elencou as carreiras consideradas promissoras para os próximos anos.
Entre elas, destacam-se profissões relacionadas a inteligência artificial, computação em nuvem e outras atividades ligadas à área de Tecnologia da Informação (TI).
Os números mostram que essa tendência já é uma realidade no mercado de trabalho – inclusive no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), existem mais de 2 milhões de profissionais atuando no macrossetor de TI atualmente.
Mesmo assim, a demanda por pessoas com essa formação ainda é alta, o que levou ao aumento na oferta de graduações voltadas para a área nas universidades.
Conheça algumas das opções de curso para quem deseja ingressar nesse mercado.
Engenharia de Software
A Engenharia de Software é um dos campos mais importantes da indústria tecnológica mundial. Ao longo dessa graduação, o estudante aprende a desenvolver um software do início ao fim.
O processo exige habilidades como entender as necessidades de clientes, criação de projetos, programação e validação desses sistemas.
Um engenheiro de software pode atuar em diferentes segmentos. Alguns exemplos são o desenvolvimento de sistemas operacionais e aplicativos, gerenciamento de projetos, definição da arquitetura de produtos e a realização de testes funcionais.
Ciência da Computação
A Ciência da Computação é mais uma graduação que envolve o conceito de programação e trabalha aspectos semelhantes ao curso de Engenharia de Software. No entanto, o foco aqui está no estudo do funcionamento dos computadores, trazendo uma perspectiva teórica e matemática.
Essa graduação busca formar profissionais capacitados para trabalhar com sistemas computacionais e resolver seus problemas. Além de trabalhar como programador ou desenvolvedor, o cientista da computação pode atuar na análise de sistemas e na gerência de TI.
Engenharia da Computação
Nessa graduação, o aluno precisa obter conhecimento sobre softwares e hardwares, ou seja, a parte de programação e seus elementos físicos, como a arquitetura de computadores.
Por trabalhar esses dois aspectos ao longo da graduação, o engenheiro da computação pode exercer atividades que envolvam conhecimentos de software e hardware, como sistemas embarcados e sistemas de automação.
Ciência de Dados e Inteligência Artificial
Essa graduação reúne dois dos assuntos mais comentados do momento. De um lado, a ciência de dados, um fator essencial em um mundo que tentar lidar com os efeitos da desinformação; de outro, a inteligência artificial (IA), que dominou a pauta no início deste ano por apresentar grandes avanços com o surgimento do ChatGPT e outros recursos semelhantes.
O profissional formado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pode atuar no gerenciamento de base de dados, construção de sistemas inteligentes e várias outras funções relacionadas com big data e IA.
Sistemas de Informação
A graduação em Sistemas da Informação combina diferentes características, não só da área de TI, mas também dos negócios. O curso trabalha as tecnologias computacionais, gestão e administração de empresas e o uso de sistemas de informação na rotina de uma organização.
A formação em Sistemas de Informação oferece um olhar mais empreendedor para a área de Tecnologia, sendo responsável pela otimização de produtos e serviços das organizações.
Jogos Digitais
A graduação em Jogos Digitais oferece conhecimentos para a produção de ambientes tridimensionais, representações gráficas e animações, além de abordar aspectos como a interatividade em ambientes de rede.
Mas a indústria dos videogames não é a única área de atuação possível para profissionais com essa formação. É possível trabalhar em diferentes projetos que envolvam a criação de ambientes tridimensionais, como os de realidade virtual. Também é possível utilizar esses conhecimentos na área de educação, na qual a gamificação é uma grande tendência.
Engenharia de Telecomunicações
A graduação em Engenharia de Telecomunicações forma profissionais aptos a implantar e fazer a manutenção de equipamentos e sistemas de telecomunicações. Isso inclui satélites, telefonia móvel, criptografia, internet, antenas, circuitos eletrônicos para transmissão e recepção de sinais, entre outras tecnologias.
Disponível no Brasil desde a década de 1960, é um dos cursos mais antigos da área. Além de atuar na indústria de telefonia, fibra ótica e TI, os engenheiros de telecomunicações encontram um amplo mercado em órgãos reguladores e empresas de pesquisa tecnológica.
Leia mais:
Comments