Jo Boaler é uma professora de Matemática fora da curva, para ficarmos na geometria. Ela acredita que a matéria pode ser bonita, criativa e transformadora.
Boaler é conhecida mundialmente por defender que todos podem aprender Matemática em altos níveis, entrelaçando suas explicações com as descobertas mais recentes da neurociência.
Hoje, aos 59 anos, é docente titular da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e diretora acadêmica do Youcubed, uma plataforma gratuita que promove a reforma da educação matemática por meio de atividades, jogos, aplicativos e videoaulas.
Além disso, é autora do primeiro Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de ensino e aprendizado de matemática, chamado “How to Learn Math”, e de diversos livros considerados referência na área, incluindo “O Que a Matemática Tem a Ver com Isso?”; “Mentalidades Matemáticas”; e “Mente sem Barreiras: As Chaves para Destravar seu Potencial Ilimitado de Aprendizagem”.
Carreira
Jo Boaler começou a carreira como professora em escolas secundárias de Londres. Tem mestrado em Educação Matemática pelo King’s College London e doutorado em Educação Matemática na mesma universidade – inclusive, ganhando o prêmio de melhor PhD em Educação pela a British Educational Research Association, em 1997.
Ela já foi agraciada com a cátedra Marie Curie, na Inglaterra, entre outras premiações. É integrante eleita da Royal Society of Arts (Reino Unido) e ex-presidente da International Organization for Women and Mathematics Education (IOWME) – Organização Internacional para as Mulheres e a Educação Matemática.
Boaler também fornece consultoria a instituições educacionais e ministra workshops sobre o ensino para uma mentalidade de crescimento.
Matemática com criatividade
Uma das maiores realizações de Jo Boaler, segundo o jornal Folha de São Paulo, é a concepção e a difusão da abordagem conhecida como Mentalidades Matemáticas.
O método auxilia professores e alunos a construírem um conhecimento focado na investigação, no questionamento e na visualização de padrões. Isso significa deixar para trás as tradicionais formulas decoradas, a rapidez na transmissão dos conteúdos e a preocupação com o desempenho em provas.
A autora defende que o acréscimo de desenhos, cubos e objetos coloridos, além do incentivo ao trabalho criativo em equipe, facilita a assimilação da Matemática.
Um dos pontos de destaque exposto em seu livro “Mente Sem Barreiras”, o uso de métodos criativos é visto por vários especialistas como preponderante ao ensino moderno da matéria.
Boaler acredita que todos podem ser bons em Matemática. Para ela, o aprendizado da matéria, de modo prático e acessível, resulta em um maior engajamento e no melhor aproveitamento pelos alunos.
Seu principal objetivo é educar para uma nova maneira de ensinar Matemática, ajudar os estudantes a superar o medo da disciplina e a melhorar o desempenho acadêmico.
Leia mais:
Comments