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Ainda há muitas pessoas que não possuem qualquer nível de alfabetização no Brasil e que por este motivo ficam à margem da sociedade (Foto: Katerina Holmes/Pexels)
A alfabetização é uma das principais etapas da educação, sendo fundamental para promover a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de texto. Também é um componente importante para o desenvolvimento de uma nação.
Recentemente, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização que era observado antes da pandemia de Covid-19. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 56% dos alunos de escolas públicas do Brasil , aos 7 anos, estavam alfabetizados em 2023.
“Em 2019, o percentual de estudantes alfabetizados na rede pública do país era de 55%, percentual que, com a pandemia, caiu para 36% em 2021”, destacou o ministro Camilo Santana durante a apresentação de resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada .
Apesar do avanço, ainda há muito a ser feito para alcançar uma alfabetização universal e de qualidade.
Comparado com o índice de antes da pandemia, o crescimento médio nacional foi de apenas um ponto percentual . E ele foi puxado para baixo por São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais (que estão entre os maiores PIBs do País) e Bahia (o maior PIB da Região Nordeste).
De acordo com especialistas, a combinação de desigualdade , infraestrutura insuficiente, e respostas variadas à pandemia pode ter contribuído para uma recuperação mais lenta no desempenho de alfabetização.
A distinção entre alfabetização e letramento é essencial para entender o processo educacional. Embora os termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, eles possuem significados distintos e complementares.
Tanto a alfabetização quanto o letramento são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, pois sem o primeiro, não é possível adquirir o segundo (Foto: MART PRODUCTION/Pexels)
Alfabetização refere-se à habilidade básica de ler e escrever. Este processo envolve o aprendizado do alfabeto, a decodificação de palavras e frases, e a compreensão dos sons das letras e sílabas. A alfabetização é o primeiro passo no desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita e é fundamental para a educação inicial.
Letramento , por outro lado, vai além da simples capacidade de ler e escrever. Ele se refere ao uso competente e crítico da leitura e escrita em contextos sociais. O letramento envolve a capacidade de interpretar, compreender e produzir textos complexos , além de utilizar essas habilidades em diversas situações cotidianas, como interpretar um manual, escrever um e-mail ou entender uma notícia.
Alfabetização consegue desenvolver também a capacidade de socialização do indivíduo, uma vez que possibilita novas trocas simbólicas com a sociedade (Foto: Yan Krukau/Pexels)
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023 , divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o Brasil ainda tem 9,3 milhões de analfabetos . Desse grupo, 8,3 milhões têm mais de 40 anos.
A alfabetização na idade certa é fundamental para que as crianças consigam seguir sua vida com sucesso. Mas o que exatamente significa ser alfabetizado?
Aprender a reconhecer letras, juntar sílabas e fonetizar não é o mesmo que empregar essas habilidades em propósitos comunicativos.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , o foco da ação pedagógica nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental deve ser a alfabetização, de maneira que as crianças “ se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos”.
“Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo.”
A famosa frase de Paulo Freire sintetiza a importância da alfabetização na vida de qualquer indivíduo.
Além de ser pilar para todas as disciplinas, a capacidade de ler e escrever de maneira adequada mobiliza diferentes dimensões do sujeito .
O atraso na alfabetização de uma criança resulta em danos socioemocionais , prejuízos na escolaridade como um todo , taxas mais altas de reprovação e uma tendência ao abandono escolar .
Além disso, o comprometimento do aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação tende a acompanhar o estudante ao longo de sua trajetória escolar, refletindo mais tarde em piores condições de emprego e renda .
A educação no Brasil enfrenta desafios históricos, como falta de professores , material didático desatualizado e má gestão de recursos .
Outro problema é que muitas crianças estão fora da escola . Segundo o Censo Escolar , foram contabilizadas 47,3 milhões de matrículas nas 178,5 mil escolas de educação básica no Brasil no ano passado — cerca de 77 mil a menos, na comparação com 2022 .
Além daqueles que sequer são matriculados, também existem os alunos que abandonam as aulas e não concluem o ano letivo. Quase 400 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos não estavam frequentando a escola em 2023, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) , divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 22 de março de 2024.
Durante a pandemia, a situação d a alfabetização no Brasil piorou com a transposição forçada das atividades escolares para um modelo de ensino remoto emergencial.
Nem todas as escolas tinham estrutura para capacitar profissionais. Enquanto a maior parte das famílias não dispunham de espaço, equipamentos e tempo para acompanhar as crianças que precisavam de suporte.
Em maior ou menor grau, quem tinha acesso à tecnologia conseguiu manter uma rotina escolar. Entretanto, isso, por si só, não garantiu que as crianças aprendessem e se alfabetizassem.
Em 2022, por exemplo, o percentual de crianças privadas do direito à alfabetização dobrou em relação a 2020: passando de 1,9% para 3,8%, segundo pesquisa da Unicef .
Tempo insuficiente dedicado às atividades em sala de aula e a menor escolaridade dos pais são fatores que influenciaram o desempenho escolar.
Assim, para que a alfabetização a distância produza bons resultados, é indispensável que família e escola façam os seus papéis em conjunto.
A condução adequada da alfabetização no Brasil pode transformar o aluno em um leitor interessado, facilitando as próximas etapas de aprendizado (Foto: Marta Wave/Pexels)
Para superar os desafios mencionados e garantir uma alfabetização eficaz e inclusiva, é crucial adotar um conjunto de estratégias abrangentes que envolvam políticas públicas , investimento em infraestrutura e apoio às famílias . A seguir, apresentamos algumas recomendações específicas:
Programas de capacitação devem ser oferecidos regularmente, com foco em metodologias inovadoras e práticas pedagógicas eficazes. Além disso, é essencial melhorar as condições de trabalho e remuneração dos educadores para atrair e reter profissionais qualificados.
É necessário investir na construção e manutenção de instalações escolares , fornecendo salas de aula bem equipadas, bibliotecas atualizadas e acesso a recursos tecnológicos. Esse investimento deve ser prioritário em regiões mais carentes, onde a defasagem é mais acentuada.
Desenvolver e distribuir material didático atualizado e alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é essencial para apoiar o processo de alfabetização. Esses materiais devem ser diversificados e incluir livros , jogos educativos , softwares e outros recursos que facilitem o aprendizado de forma lúdica e interativa.
O envolvimento familiar é um componente crucial para o sucesso na alfabetização no Brasil. Programas que orientem os pais sobre como apoiar o aprendizado de seus filhos em casa podem fazer uma grande diferença. Isso pode incluir workshops, guias práticos e plataformas online com atividades e recursos educativos.
Implementar sistemas de monitoramento e avaliação contínua do progresso da alfabetização permite identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário. Ferramentas de avaliação diagnóstica podem ajudar a medir o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos alunos, fornecendo dados para intervenções precisas e oportunas.
Estabelecer parcerias entre o setor público e o setor privado pode potencializar os recursos disponíveis para a educação. Empresas podem colaborar oferecendo tecnologia, infraestrutura , programas de voluntariado e financiamento para projetos educacionais específicos, contribuindo para a melhoria da alfabetização no Brasil.
Para reduzir as disparidades regionais e socioeconômicas, é essencial adotar políticas que promovam a equidade educacional . Isso inclui alocação de recursos adicionais para escolas em áreas desfavorecidas, programas de incentivo à permanência escolar e iniciativas que visem a inclusão de grupos historicamente marginalizados.
Diante de crises como a pandemia ou desastres naturais, é importante desenvolver abordagens criativas para o ensino remoto. Investir em plataformas de educação online robustas, capacitar professores para o ensino à distância e garantir que todos os alunos tenham acesso a dispositivos e internet são medidas essenciais para manter a continuidade educacional.
Ao implementar essas recomendações de forma integrada e coordenada, o Brasil pode avançar significativamente na construção de uma sociedade mais alfabetizada, reduzindo as desigualdades e oferecendo a todas as crianças a oportunidade de um futuro melhor.
Os desafios impostos no ensino remoto emergencial são ainda maiores para as crianças que estão começando a escolarização, justamente quando estão sendo alfabetizadas (Foto: August de Richelieu/Pexels)
Os eventos extremos que ocorreram na bacia do Guaíba, corpo hídrico localizado no Rio Grande do Sul, impediram quase 400 mil alunos de frequentar a sala de aula em maio de 2024.
À semelhança da pandemia, a tragédia que deixou escolas embaixo d’água ressalta a importância de abordagens criativas e recursos adequados para dar continuidade ao trabalho educativo.
Aqui estão algumas maneiras de tornar a alfabetização remota mais eficaz:
Por Rodrigo Oliveira
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