Avaliação

Qual o melhor modelo de avaliação EaD?

0

Você já parou para pensar exatamente para que serve uma avaliação? Muito além de atestar o quanto um estudante aprendeu, avaliações são importantes instrumentos de melhoria de todo o processo de ensino-aprendizagem, desde a metodologia até as condições materiais de estudo.

“Avaliar serve para investigar o processo de aprendizagem enquanto ele ocorre, para que se possa diagnosticar problemas e assim reorientar o curso para apoiar a formação”, aponta o professor Mariano Pimentel em artigo publicado na revista Horizontes.

Hoje, já se sabe que provas semestrais ou bimestrais não promovem uma avaliação formativa. Por fornecerem poucas informações sobre o processo de aprendizagem, elas acabam dificultando o diagnóstico de possíveis problemas e a reorientação das aulas.

Além disso, não se trata de uma receita de bolo:  o formato “ideal” de avaliação pode variar dependendo do contexto e das metas específicas de cada formação, especialmente quando falamos da educação a distância (EaD).

Não basta apenas transpor uma avaliação do papel para a tela do computador. Créditos: Pexels

Interação e flexibilidade

O primeiro aspecto a ser considerado quando se fala em avaliação em cursos EaD é entender que ela difere do modelo presencial pela própria questão do espaço – não existem paredes, e sim Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Logo, não parece adequado simplesmente transpor uma prova do papel para a tela do computador.

O artigo“Cultura da Avaliação e Contextos Digitais de Aprendizagem”, publicado por um grupo de pesquisadoras portuguesas, aponta que as tecnologias digitais aceleraram a transição para avaliações que façam uso de uma diversidade de ferramentas e atividades centradas na aprendizagem do estudante.

Segundo as autoras, o crescente uso dessas ferramentas estimula múltiplas formas de interação, com mais flexibilidade do que as avaliações tradicionais, sem esquecer os objetivos finais do processo de ensino.

Instrumentos de avaliação em educação a distância

Os instrumentos de avaliação são procedimentos dos mais diversos utilizados na EaD. Podemos apontar como os mais usados:

  • Fórum de discussão
  • Produção de textos diversos
  • Lista de exercícios e/ou atividades
  • Prova presencial
  • Provas dissertativas/objetivas
  • Questionários
  • Elaboração de projetos
  • Elaboração de artigo
  • Mapas conceituais
  • Relatórios
  • Portfólio
  • Estudos de caso

Regras gerais

Existem algumas práticas gerais que podem ajudar a garantir uma avaliação eficaz nos cursos on-line. Aqui estão algumas sugestões:

Objetivos claros da avaliação

Antes de decidir o formato da avaliação, é importante definir os objetivos que você deseja alcançar. Isso ajudará a determinar quais aspectos devem ser avaliados e quais informações são mais relevantes para você.

Combinação de métodos de avaliação

Utilize uma variedade de métodos de avaliação para obter uma visão abrangente do desempenho dos alunos. A combinação de diferentes métodos pode fornecer uma perspectiva mais completa das habilidades e conhecimentos adquiridos pelos estudantes.

Avaliações formativas e somativas

Inclua tanto avaliações formativas quanto avaliações somativas. As avaliações formativas ocorrem durante o curso e fornecem feedback contínuo aos alunos, permitindo-lhes ajustar seu aprendizado. Já as avaliações somativas são realizadas no final do curso para avaliar o desempenho global dos alunos. Ambas são importantes para medir o progresso e o conhecimento dos alunos.

Flexibilidade de tempo e local

Considere a flexibilidade de tempo e de local ao projetar as avaliações. Os cursos on-line permitem que os alunos acessem o conteúdo de qualquer lugar e a qualquer momento, portanto, as avaliações também devem ser acessíveis nesses termos. Isso pode envolver a utilização de plataformas de aprendizagem que permitam o envio de tarefas e testes de forma assíncrona.

Avaliações autênticas

Procure criar avaliações que reflitam situações do mundo real e desafios relevantes para o tema do curso. Isso pode envolver a realização de projetos práticos, estudos de caso, simulações ou qualquer outro método do tipo.

Feedback construtivo

Além de atribuir notas ou pontuações, forneça feedback construtivo aos alunos sobre seu desempenho. O feedback detalhado e específico é valioso para ajudar os alunos a entender seus pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas.

Avaliação contínua

Considere a possibilidade de avaliação contínua ao longo do curso, em vez de depender apenas de avaliações finais. Isso pode incluir pequenos testes ou atividades regulares que permitam aos alunos praticar e revisar o conteúdo à medida que avançam.

ebook experiencia de aprendizagem


Leia mais:

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.