Educação híbrida: os destaques do 28° CIAED

Leonardo Pujol • 20 de outubro de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    RIO DE JANEIRO (RJ) – Terminou na última quarta-feira o 28° CIAED (Congresso Internacional Abed de Educação a Distância). Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, centenas de educadores participaram do evento realizado no Centro de Convenções Riocentro, na capital fluminense.

    A programação do CIAED 2023 foi direcionada à educação híbrida e à hibridização da educação. O tema fora destaque em 2019 , mas a organização do CIAED entendeu que era preciso reforçá-lo.

    “Fazemos isso não pela falta de novos possíveis temas, mas pelo aumento em importância, abrangência e diversidade que a hibridização ganhou na sociedade”, explica Romero Tori , presidente do conselho científico da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).

    Acompanhe abaixo a cobertura especial do 28º CIAED

    Modelagens para experiências hibridas no ensino superior

    A programação do 28º CIAED inclui diversas palestras, apresentações e debates. Na mesa Modelagens de aprendizagem para experiências hibridas na graduação e na pós-graduação , na segunda-feira (16), os convidados analisaram cases reais e práticos.

    28º CIAED: debate sobre hibridização do ensino contou com participação de Pedro Bulgarelli , especialista de modelagem acadêmica da Plataforma A, e Daiana Rocha , gerente executiva da +A Educação. Crédito: Leonardo Pujol.

    Para Karen Sasaki, gerente acadêmica da Unit (Grupo Tiradentes), a presencialidade continuará importante nos cursos de educação a distância (EaD). “Os alunos continuam com vontade de encontros presencias, mas com outras finalidades”, explicou, referindo-se a atividades práticas.

    Cases de ensino a distância da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), sob liderança do professor mestre Nellis Oliveira, e da PUC-Rio , com Fernanda Pina, também foram apresentados.

    Insights da educação híbrida, por Daiana Rocha

    Gerente Executiva da +A Educação, Daiana Rocha compartilhou com o portal Desafios da Educação os destaques do debate:

    • Montar currículos hibridizados e não com disciplinas fragmentadas que atendem um ou outra modalidade;
    • É possível, sim, fazer modelagens personalizadas e ao mesmo tempo escaláveis;
    • A modalidade de ensino é o meio, não o fim;
    • Para criar modelagens de aprendizagem, é preciso pensar em produtos que ofereçam maior experiência para os alunos. Para isso, entender o perfil desses alunos é fundamental;
    • Não existe receita, existe método. Mas mesmo utilizando métodos os resultados serão diferentes em cada IES;
    • Criar modelagens de aprendizagem, não significa empilhar conteúdo em trilhas, mas sim co-criar em conjunto com professores e coordenadores, atuar com a realidade da IES, do aluno e se manter atento aos feedbacks constantes.

    Um novo jeito de fazer pós-graduação

    Daiana Rocha e Fernanda Pina também apresentaram um artigo no 28° CIAED, relatando a exitosa experiência da pós-graduação lato sensu na PUC-Rio. O material explica como foram modelados os quatro cursos de formação digital implementados pela Escola de Informática da instituição, bem como seus resultados. Também antecipa a criação de dois cursos na área de Economia Criativa e outros quatro no Direito.

    Para saber mais

    “Aprendizagem híbrida exige mudança de mindset”

    Essa foi a tônica da palestra  Metodologia híbrida e os novos modelos educacionais , proferida pela coordenadora de Negócios da  +A Educação , Raphaela Novaes de Moraes, durante o 28º CIAED. Na fala, ela citou os quadrantes híbridos da ABMES, explicou sobre a importância da intensionalidade pedagógica e deu ideias de ferramentas e metodologias para alcançar a excelência da educação híbrida.

    Para saber mais

    Em defesa da educação continuada para professores

    Uma mesa-redonda intitulada Transformação digital e inovação estratégica por meio da formação continuada de docentes chamou atenção no 28° CIAED pela urgência do tema. O encontro aconteceu na terça-feira (17).

    Da esq. à dir.: José Moran, Gustavo Hoffmann, Thuinie Daros, Neuzi Schotten e Juliana Dalcin Donini – após debate no 28° CIAED.

    Da esq. à dir.: José Moran, Gustavo Hoffmann, Thuinie Daros, Neuzi Schotten e Juliana Dalcin Donini – após debate no 28° CIAED.

    Gustavo Hoffmann, head de consultorias da  Plataforma A , resume o encontro: “A gente fala dessa necessidade de transformação do currículo, de colocar novas metodologias ativas de aprendizagem, de colocar no processo tecnologia educacional, mas a gente precisa falar mais de formação de professores – e aí eu incluo os tutores também”.

    “Formação de professores não é só ir para as semanas pedagógicas, ali na semana que precede as aulas, um ciclo de palestras, oficinas”, acrescenta. “Formação é algo constante, permanente. O principal insight que eu tiro do evento é esse: que a gente precisa investir, olhar com muita atenção para a formação continuada de professores. Esse é um ponto nevrálgico para que a transformação da educação tão necessária realmente aconteça.”

    Para saber mais

    Como oferecer o futuro da educação – no presente e no 28° CIAED

    A Plataforma A , uma das maiores empresas de educação do Brasil, marcou presença no 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Não apenas em palestras e plenárias, mas também com estande e um time de especialistas à disposição dos visitantes.

    A edtech da +A Educação oferece soluções que dialogam tanto com as novas demandas do mercado quanto com as dores das instituições de ensino superior (IES). O maior exemplo disso é o LXP , um ecossistema semelhante a um campus virtual. Todas as soluções de conteúdo e tecnológicas se conectam e proporcionam uma interação fluida por parte dos alu nos e facilitada para professores.

    Com o LXP, as IES não precisam lidar com diferentes fornecedores para ensino, gestão e aprendizagem – pois encontram tudo na ferramenta.

    Para saber mais


    *Este texto foi originalmente publicado em 16/10/2023, e atualizado para 20/10/2023. A alteração do conteúdo incluiu um resumo com os destaques do 28º CIAED. 

    Por Leonardo Pujol

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado