Ensino Superior

Como oferecer (agora) o futuro da educação? Pergunte à Plataforma A

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RIO DE JANEIRO (RJ) – Plataforma de aprendizagem, conteúdo de qualidade, experiência positiva do usuário e bom volume de venda: todos esses elementos são importantes, mas quando operados de maneira distinta eles não geram tanto resultado às instituições de ensino superior (IES). Quando integrados, bem… a história é outra. E muito melhor.

Foi o que mostrou Stephan Younes, diretor de projetos premium da Plataforma A, durante apresentação na manhã desta quarta-feira (18) no auditório principal do 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED).

Uma das unidades de negócio da +A Educação (antiga Grupo A), a Plataforma A é um ecossistema robusto de soluções para o ensino superior. Os gestores não precisam lidar com diferentes fornecedores para captação, gestão e aprendizagem, pois a Plataforma A oferece tudo em um único ambiente.

Como fazer uma transformação digital no ensino superior?

Stephan Younes deu dois exemplos. Primeiro, os novos cursos de pós-graduação lato sensu implementados pela Escola de Informática da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Voltados para a área de tecnologia, os cursos digitais foram desenhados para aproximar o aluno à realidade do mercado de trabalho. O que até então era visto como um “módulo” passou a ser chamado de sprint, por exemplo. Já o TCC foi substituído por um MVP (sigla em inglês para produto mínimo viável).

Outra mudança foi a substituição do tutor clássico por um community manager. “Apesar da EaD, a relação com o aluno não precisa ser fria. Por isso, criamos a figura do community manager, de modo a ter alguém muito próximo do estudante ao longo de toda a jornada, do início ao fim do curso”, diz Younes.

A cada três meses, o aluno da PUC-Rio ganha uma certificação. Com isso, atualiza o portfólio de maneira constante. “É uma evolução no ritmo que o mercado exige. Os alunos ficam satisfeitos porque saem dessa experiência com um conhecimento tangível. A cada sprint que termina, é chuva de post no LinkedIn da melhor propaganda que existe – os alunos falando como o curso mudou a vida deles.


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Outro case apresentado pelo especialista da Plataforma A foi o da Pós PUCPR Digital, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

No rol de professores estão pensadores de renome internacional, como Yuval Harari (historiador best seller), Jeff Sutherland (criador da metodologia Scrum) e Jake Knapp (criador do processo de design sprint).

Além da modelagem de cursos, a Plataforma A disponibiliza conteúdo, laboratórios virtuais, sistemas de avaliação e até uma máquina de captação de alunos para as IES e hospitais parceiros. São mais de 100 posições de call center, fazendo em média 35 vendas por hora. Assim que confirmado, o novo aluno imediatamente recebe acesso ao conteúdo do curso – um diferencial em termos de retenção, segundo Daniela Hauser, gerente de negócios da edtech.

É nesse contexto que a +A Educação completa 50 anos em 2023, com compromisso ainda maior com a essência do seu negócio. Hoje, aproximadamente 30% do mercado de ensino superior privado no Brasil se beneficia dos produtos pedagógicos e de gestão educacional da Plataforma A. Uma participação que tem tudo para aumentar.


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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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