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Sai o TCC, entra o MVP: uma nova pós-graduação lato sensu na PUC-Rio

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RIO DE JANEIRO (RJ) – Um programa de ensino a distância (EaD), em larga escala, modelado para qualificar a mão de obra e suprir as demandas da indústria de tecnologia do Brasil: este é o perfil dos novos cursos online de formação digital implementados pela Escola de Informática da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

A construção do programa envolveu especialistas em engenharia de software e educação continuada da PUC-Rio, além de professores e coordenadores pedagógicos, em parceria com o time da +A Educação. São quatro cursos de pós-graduação lato sensu (um de 480 horas, e os demais de 360 h), a saber:

  • Ciência de Dados e Analytics
  • Desenvolvimento Full Satck
  • Engenharia de Software
  • UX Experiência do Usuário e Interação Humano-Computador

Para aproximar os cursos à realidade do mercado de trabalho, mudanças sutis foram feitas. O que até então era visto como um “módulo” passou a ser chamado de sprint; o que era um tutor clássico, agora é um community manager; o TCC foi substituído por um MVP – sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável.

O conteúdo dos cursos também inclui vídeos de react – onde o professor é gravado reagindo (comentando) outro vídeo – e reuniões síncronas com profissionais de referência do mercado.

“Os resultados falam por si só: superamos em quatro vezes as expectativas de quantidade de turmas para os cursos online”, afirma a coordenadora de Planejamento Estratégico na Educação Continuada da PUC-Rio, Fernanda Pina. O case foi apresentado durante as atividades do 28º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância).

Mesa de debate no 28º CIAED, no Rio de Janeiro.

Lançado em setembro de 2022, o programa de formação digital na Escola de Informática da PUC-Rio contava com mais de 300 estudantes de todo o Brasil em julho de 2023.

Pesquisa interna mostra que a satisfação dos alunos é alta: 88% aprovam a proposta de avaliação através de MVP em lugar de TCC. Ao mesmo tempo, 83% deram aprovação para a figura do Community Manager (Gerenciador de Comunidades), que acompanha e auxilia os alunos no andamento dos trabalhos online.


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Objetos de aprendizagem inovadores e exclusivos

Um dos fatos destacados por Fernanda Pina é que desde sua criação, em 1971, a Coordenação Central de Educação Continuada da PUC-Rio era praticamente 100% presencial. As experiências online da universidade carioca se limitavam a projetos pontuais, como uma atividade desenvolvida para a formação de cerca de 700 professores de História, em 2007.

“Aquela foi uma demanda que atendeu à solicitação de um órgão público. Nós, da educação continuada da universidade, nunca havíamos colocado um produto digital na prateleira, no formato de especialização, destinado a pessoas físicas”, relembrou.

Mas com o crescimento de mercado em cursos online no Brasil e na América Latina, o EaD entrou no planejamento estratégico da área de Educação Continuada da PUC-Rio.

“Para desenvolver o programa, precisávamos de um parceiro que tivesse expertise na montagem de cursos online, e que fizesse a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foi aí que nos aproximamos da +A Educação. Juntos, construímos objetos educacionais inovadores, diferenciados e exclusivos, que não haviam sido implantados antes”, afirma Pina.

Nova pós-graduação se expande para outras áreas da PUC-Rio

Daiana Rocha, gerente executiva da +A Educação, ressalta que a construção das atividades foi antecedida por ampla pesquisa que objetivava uma perfeita compreensão da realidade da PUC-Rio e do perfil dos alunos.

Além disso, a montagem do programa contou com a contribuição de diferentes áreas da instituição, o que facilitou a execução do projeto. “Naturalmente, quando os cursos foram lançados, todo mundo já sabia que projeto era aquele, do que tratava, quais os temas envolvidos e os seus propósitos dentro da instituição.”

Daiana Rocha e Fernanda Pina, após apresentação de case da pós-graduação da PUC-Rio no CIAED.

Cabe destacar ainda que os resultados positivos do curso online de formação digital implementado pela PUC-Rio foram laureados em congresso internacional de engenharia de software, através de artigo dos professores Marcos Kalinowski e Tatiana Escovedo.

O sucesso da pós-graduação lato sensu na Escola Informática foi tão grande que em fevereiro de 2024 a PUC-Rio dará início às aulas de dois novos cursos de Economia Criativa, envolvendo os temas de gestão cultural e narrativas digitais, somando-se aos quatro recém-lançados na área do Direito (Direito Digital, Consumidor, Constitucional e Médico e Hospitar), todos com carga de 360 horas.

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Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

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