EADGestão educacional

UCPel aposta na tecnologia para aprimorar experiência dos estudantes

0

Quando a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) implementou a educação a distância (EaD), em 2017, a Plataforma A já era parceira da instituição. Atualmente, a universidade oferece mais de 30 cursos de graduação, tanto presenciais quanto em EaD.

UCPel, no Rio Grande do Sul, busca formação integral dos estudantes de olho na tecnologia.  Créditos: UCPel.

Hoje, os alunos de educação a distância da UCPel contam com os produtos da Plataforma A em 80% das graduações. Entre os recursos mais usados, estão a gestão de projetos, trabalhos de conclusão e estágios, os laboratórios virtuais e físicos e a biblioteca digital.

O objetivo é expandir o uso dessas ferramentas à modalidade presencial. Para isso, a instituição de ensino superior (IES) pretende trabalhar alguns aspectos, como qualificar o corpo docente de forma que ele possa explorar ao máximo o potencial que as tecnologias oferecem.

Professores e tutores em constante aprendizagem

A diretora de EaD da UCPel, Patricia Giusti, revela quais as estratégias da IES para arquitetar a capacitação dos docentes.“Estamos trabalhando para que a plataforma funcione como um campus digital para todos os cursos, independente da modalidade. Assim, o professor irá desenhar sua disciplina com o auxílio dessas ferramentas”, explica.

Para que os docentes atuem em conjunto com as ferramentas, é preciso disponibilizar treinamento constante. Esse processo deve levar em conta as demandas do mercado, a evolução das tecnologias, as características individuais dos professores e as disciplinas que lecionam.  

Atenta a essas necessidades, a UCPel não só se preocupou em capacitar docentes e tutores para o uso das ferramentas, mas também em estimulá-los para que as adotem de maneira intrínseca em suas aulas. “Nós buscamos fazê-los enxergar esses espaços digitais que devem ser apropriados por eles. A Plataforma A ajuda muito nessa tarefa, pois nos dá todo o suporte que precisamos”, conta Giusti.


Leia mais:


Parceria com a plataforma A

Segundo a diretora de EaD da UCPel, o portfólio de cursos da universidade foi criado integrando três aspectos: as diretrizes curriculares de cada formação; os projetos e as metodologias pedagógicas; e as ferramentas da Plataforma A.

“Com o combo de produtos que temos da Plataforma A, conseguimos fornecer aos alunos da EaD aprendizagens significativas. Agora queremos replicar o mesmo efeito no presencial”, destaca a diretora.

Parceiro Plataforma A

Laboratórios virtuais e físicos

Um dos principais carros-chefes da EaD da UCPel são os laboratórios. Diversos cursos aproveitam esses espaços, mas a área da Saúde conta com uma presença maior.

Os laboratórios virtuais proporcionam a realização de atividades práticas sem que o aluno tenha que sair de casa. Graças às simulações, é possível fazer essas atividades como se o estudante estivesse em uma sala de aula. As réplicas possuem um alto grau de fidelidade à realidade.

“Os alunos da Biomedicina, Estética e Fisioterapia usam muito os laboratórios virtuais. Nosso objetivo agora é que os estudantes do curso presencial de Farmácia utilizem esse recurso”, relata a diretora.

As ferramentas de realidade virtual também são aproveitadas nos cursos de Engenharia. Giusti ressalta que essa prática está crescendo entre os alunos da IES e a gestão busca promover cada vez mais o aprofundamento nos laboratórios virtuais.

laboratorios virtuais labs

Gestão de projetos, TCCs e estágio

Outro produto presente nos cursos de EaD da UCPel é a gestão de projetos. Esse recurso busca organizar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), como Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), estágios e as atividades de curricularização da extensão.

“Usamos praticamente todas as funcionalidades que a plataforma nos oferece. Na curricularização da extensão, por exemplo, conseguimos entender quais as demandas que a sociedade local tem e que dialogam com a aprendizagem dos alunos. Isso graças à praticidade que a ferramenta proporciona”, descreve Giusti.

Biblioteca digital

 A IES conta com dois tipos de bibliotecas, a física e a virtual. Os alunos dos cursos a distância têm acesso a ambas, mas são mais incentivados a usarem a biblioteca digital.

“Além da grande variedade de conteúdo, há a questão da praticidade, por ser possível acessar o acervo pelo próprio dispositivo, e pela autonomia dos estudantes. Queremos que eles sejam capazes de aprender com suas buscas e pesquisas”, argumenta a diretora.

O acervo virtual conta com obras dos selos editoriais do Grupo A. São mais de 2.600 publicações nas áreas de Biociências, Ciências Exatas, Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, com e-books nos formatos PDF e ePub.

Ambientes descomplicados e acessíveis

Para Gustavo Vieira, aluno do curso EaD de Administração, os recursos que a UCPel e a Plataforma A oferecem para a curricularização da extensão fizeram a diferença na sua carreira. “A experiência que tive na minha formação foi muito positiva. Acredito que tenha ajudado desde meu primeiro estágio até a minha ocupação atual, que é de analista administrativo”, conta Vieira.

Segundo ele, o modo como o formato EaD foi pensado garantiu acessibilidade a estudantes com diferentes níveis de conhecimento. “Eu vejo que o meu curso a distância consegue estabelecer uma equidade entre os alunos com maior familiaridade com meios digitais e aqueles que não estão habituados a utilizar estas ferramentas. Isso porque temos ambientes e espaços virtuais descomplicados”, relata Vieira.

Além de atividades práticas, os estudantes valorizam o fato de terem mais flexibilidade em seus estudos e a possibilidade de organizar melhor ideias e conteúdos. Conforme Giusti, esse impacto positivo tem ajudado a nortear os próximos passos da IES.

“O processo de ensino e aprendizagem foi o maior beneficiado dessa parceria. Podemos ver isso no tanto que a EaD cresceu dentro da instituição e nos novos rumos que estudamos tomar”, conclui a diretora da UCPel.


Leia mais:

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.