RIO DE JANEIRO (RJ) – Um programa de ensino a distância (EaD), em larga escala, modelado para qualificar a mão de obra e suprir as demandas da indústria de tecnologia do Brasil: este é o perfil dos novos cursos online de formação digital implementados pela Escola de Informática da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
A construção do programa envolveu especialistas em engenharia de software e educação continuada da PUC-Rio, além de professores e coordenadores pedagógicos, em parceria com o time da +A Educação. São quatro cursos de pós-graduação lato sensu (um de 480 horas, e os demais de 360 h), a saber:
- Ciência de Dados e Analytics
- Desenvolvimento Full Satck
- Engenharia de Software
- UX Experiência do Usuário e Interação Humano-Computador
Para aproximar os cursos à realidade do mercado de trabalho, mudanças sutis foram feitas. O que até então era visto como um “módulo” passou a ser chamado de sprint; o que era um tutor clássico, agora é um community manager; o TCC foi substituído por um MVP – sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável.
O conteúdo dos cursos também inclui vídeos de react – onde o professor é gravado reagindo (comentando) outro vídeo – e reuniões síncronas com profissionais de referência do mercado.
“Os resultados falam por si só: superamos em quatro vezes as expectativas de quantidade de turmas para os cursos online”, afirma a coordenadora de Planejamento Estratégico na Educação Continuada da PUC-Rio, Fernanda Pina. O case foi apresentado durante as atividades do 28º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância).
Lançado em setembro de 2022, o programa de formação digital na Escola de Informática da PUC-Rio contava com mais de 300 estudantes de todo o Brasil em julho de 2023.
Pesquisa interna mostra que a satisfação dos alunos é alta: 88% aprovam a proposta de avaliação através de MVP em lugar de TCC. Ao mesmo tempo, 83% deram aprovação para a figura do Community Manager (Gerenciador de Comunidades), que acompanha e auxilia os alunos no andamento dos trabalhos online.
Leia mais
- O papel dos eventos profissionais na pós-graduação EaD
- Pós-graduação lato sensu impulsiona a empregabilidade e salário
- Pós-graduação: o papel do setor de carreiras nas instituições de ensino
Objetos de aprendizagem inovadores e exclusivos
Um dos fatos destacados por Fernanda Pina é que desde sua criação, em 1971, a Coordenação Central de Educação Continuada da PUC-Rio era praticamente 100% presencial. As experiências online da universidade carioca se limitavam a projetos pontuais, como uma atividade desenvolvida para a formação de cerca de 700 professores de História, em 2007.
“Aquela foi uma demanda que atendeu à solicitação de um órgão público. Nós, da educação continuada da universidade, nunca havíamos colocado um produto digital na prateleira, no formato de especialização, destinado a pessoas físicas”, relembrou.
Mas com o crescimento de mercado em cursos online no Brasil e na América Latina, o EaD entrou no planejamento estratégico da área de Educação Continuada da PUC-Rio.
“Para desenvolver o programa, precisávamos de um parceiro que tivesse expertise na montagem de cursos online, e que fizesse a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foi aí que nos aproximamos da +A Educação. Juntos, construímos objetos educacionais inovadores, diferenciados e exclusivos, que não haviam sido implantados antes”, afirma Pina.
Nova pós-graduação se expande para outras áreas da PUC-Rio
Daiana Rocha, gerente executiva da +A Educação, ressalta que a construção das atividades foi antecedida por ampla pesquisa que objetivava uma perfeita compreensão da realidade da PUC-Rio e do perfil dos alunos.
Além disso, a montagem do programa contou com a contribuição de diferentes áreas da instituição, o que facilitou a execução do projeto. “Naturalmente, quando os cursos foram lançados, todo mundo já sabia que projeto era aquele, do que tratava, quais os temas envolvidos e os seus propósitos dentro da instituição.”
Cabe destacar ainda que os resultados positivos do curso online de formação digital implementado pela PUC-Rio foram laureados em congresso internacional de engenharia de software, através de artigo dos professores Marcos Kalinowski e Tatiana Escovedo.
O sucesso da pós-graduação lato sensu na Escola Informática foi tão grande que em fevereiro de 2024 a PUC-Rio dará início às aulas de dois novos cursos de Economia Criativa, envolvendo os temas de gestão cultural e narrativas digitais, somando-se aos quatro recém-lançados na área do Direito (Direito Digital, Consumidor, Constitucional e Médico e Hospitar), todos com carga de 360 horas.
Leia mais
Comments