Sai o TCC, entra o MVP: uma nova pós-graduação lato sensu na PUC-Rio

Redação • 18 de outubro de 2023

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    RIO DE JANEIRO (RJ) – Um programa de ensino a distância (EaD), em larga escala, modelado para qualificar a mão de obra e suprir as demandas da indústria de tecnologia do Brasil: este é o perfil dos novos cursos online de formação digital implementados pela Escola de Informática da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

    A construção do programa envolveu especialistas em engenharia de software e educação continuada da PUC-Rio, além de professores e coordenadores pedagógicos, em parceria com o time da +A Educação . São quatro cursos de pós-graduação lato sensu (um de 480 hora s, e os demais de 360 h), a saber:

    • Ciência de Dados e Analytics
    • Desenvolvimento Full Stack
    • Engenharia de Software
    • UX, Experiência do Usuário e Interação Humano-Computador

    Para aproximar os cursos à realidade do mercado de trabalho , mudanças sutis foram feitas. O que até então era visto como um “módulo” passou a ser chamado de sprint ; o que era um tutor clássico, agora é um community manager ; o TCC foi substituído por um MVP – sigla em inglês para Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável.

    O conteúdo dos cursos também inclui vídeos de react – onde o professor é gravado reagindo (comentando) outro vídeo – e reuniões síncronas com profissionais de referência do mercado.

    “Os resultados falam por si só: superamos em quatro vezes as expectativas de quantidade de turmas para os cursos online”, afirma a coordenadora de Planejamento Estratégico na Educação Continuada da PUC-Rio, Fernanda Pina. O case foi apresentado durante as atividades do 28º CIAED (Congresso Internacional ABED de Educação a Distância).

    Mesa de debate no 28º CIAED, no Rio de Janeiro.

    Lançado em setembro de 2022, o programa de formação digital na Escola de Informática da PUC-Rio contava com mais de 300 estudantes de todo o Brasil em julho de 2023.

    Pesquisa interna mostra que a satisfação dos alunos é alta : 88% aprovam a proposta de avaliação através de MVP em lugar de TCC. Ao mesmo tempo, 83% deram aprovação para a figura do Community Manager (Gerenciador de Comunidades), que acompanha e auxilia os alunos no andamento dos trabalhos online.


    Leia mais

    Objetos de aprendizagem inovadores e exclusivos

    Um dos fatos destacados por Fernanda Pina é que desde sua criação, em 1971, a Coordenação Central de Educação Continuada da PUC-Rio era praticamente 100% presencial. As experiências online da universidade carioca se limitavam a projetos pontuais, como uma atividade desenvolvida para a formação de cerca de 700 professores de História, em 2007.

    “Aquela foi uma demanda que atendeu à solicitação de um órgão público. Nós, da educação continuada da universidade, nunca havíamos colocado um produto digital na prateleira, no formato de especialização, destinado a pessoas físicas”, relembrou.

    Mas com o crescimento de mercado em cursos online no Brasil e na América Latina, o EaD entrou no planejamento estratégico da área de Educação Continuada da PUC-Rio.

    “Para desenvolver o programa, precisávamos de um parceiro que tivesse expertise na montagem de cursos online, e que fizesse a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Foi aí que nos aproximamos da +A Educação. Juntos, construímos objetos educacionais inovadores, diferenciados e exclusivos, que não haviam sido implantados antes”, afirma Pina.

    Nova pós-graduação se expande para outras áreas da PUC-Rio

    Daiana Rocha, gerente executiva da +A Educação, ressalta que a construção das atividades foi antecedida por ampla pesquisa que objetivava uma perfeita compreensão da realidade da PUC-Rio e do perfil dos alunos.

    Além disso, a montagem do programa contou com a contribuição de diferentes áreas da instituição, o que facilitou a execução do projeto. “Naturalmente, quando os cursos foram lançados, todo mundo já sabia que projeto era aquele, do que tratava, quais os temas envolvidos e os seus propósitos dentro da instituição.”

    Daiana Rocha e Fernanda Pina, após apresentação de case da pós-graduação da PUC-Rio no CIAED.

    Cabe destacar ainda que os resultados positivos do curso online de formação digital implementado pela PUC-Rio foram laureados em congresso internacional de engenharia de software, através de artigo dos professores Marcos Kalinowski e Tatiana Escovedo.

    O sucesso da pós-graduação lato sensu na Escola Informática foi tão grande que em fevereiro de 2024 a PUC-Rio dará início às aulas de dois novos cursos de Economia Criativa, envolvendo os temas de gestão cultural e narrativas digitais, somando-se aos quatro recém-lançados na área do Direito (Direito Digital, Consumidor, Constitucional e Médico e Hospitar), todos com carga de 360 horas.

    Leia mais

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado