Dizem que é em meio ao caos que surgem as melhores ideias. Essa máxima certamente se aplica ao trabalho de Michael B. Horn. Em seu novo livro, “Da Reabertura à Reinvenção: (Re) Criando a Escola para Todas as Crianças”, o educador norte-americano reflete sobre o legado da pandemia para as instituições de ensino e traz uma série de propostas inovadoras para serem aplicadas em sala de aula.
Lançada no Brasil pelo selo Penso, dentro da série Desafios da Educação, a obra é o primeiro “voo solo” desse especialista em blended learning – as outras seis foram realizadas em coautoria. Mesmo assim, pode-se dizer que é fruto de um acumulado de colaborações anteriores. Especialmente o podcast “Class Disrupted”, apresentado em parceria com Diane Tavenner, CEO da Summit Public Schools, uma rede de escolas que incentiva a autonomia e não divide os alunos por idade ou etapa escolar.
Durante a pandemia, a dupla ouviu diversos educadores sobre o que deveria mudar no sistema de ensino. Horn percebeu a riqueza desse material e decidiu mergulhar no tema, valendo-se de sua experiência à frente de organizações como a Clayton Christensen Institute for Disruptive Innovation e na escrita de obras como “Blended: Usando a Inovação Distuptiva para Aprimorar a Educação”.
O resultado é um livro que já nasce como referência para docentes, pais e gestores de políticas voltadas para a educação. “Michael captura o melhor dessas discussões e combina com pesquisas e insights adicionais. Ele tem a incrível capacidade de pegar diferentes ideias e torná-las claras e, o mais importante, aplicáveis”, destaca Tavenner na apresentação.
Leia mais:
- Quem é Michael B. Horn, convidado especial do Desafios da Educação Talks
- Educação híbrida: os destaques do 28º CIAED
- Ensino híbrido e sala de aula invertida: inovação dentro e fora da instituição
Histórias da vida real
O principal mérito de “Da Reabertura à Reinvenção” é não se limitar à teoria. Logo de início, Horn fisga o interesse de leitores e leitoras ao trazer exemplos da “vida real”: as histórias de Jeremy, um menino cuja família tem dificuldades financeiras e, consequentemente, menos condições de dar suporte à educação do filho; e Júlia, uma garota de classe média que recebe todo o apoio para estudar. E, entre eles, está a diretora Kathleen Ball – que, como muitos gestores educacionais, precisou tomar decisões difíceis na reabertura de sua escola após tanto tempo de isolamento.
Com uma narrativa envolvente, o autor mostra o que acontece quando esses caminhos se cruzam e como as diferentes vivências impactam no aprendizado de cada um. Ao refletir sobre o propósito da escola, sugere caminhos para alcançá-lo, enfatizando que a experiência do aluno deve ser prioridade.
Para Horn, é necessário que os educadores se preocupem menos com a perda de aprendizagem e mais com o sucesso dos estudantes: “(…) testar os alunos ad nauseam apenas para mostrar o quanto eles perderam provavelmente não vai ajudar em nada. Os alunos não querem ouvir sobre como eles estão falhando. Isso é o oposto de motivá-los”.
Aprendizagem baseada no domínio
Considerando que o modelo atual de escola é pouco atrativo para as novas gerações, o autor defende a aprendizagem baseada no domínio, também conhecida como aprendizagem baseada em competências. Nessa metodologia, o sistema de avaliações e feedback é bem diferente do tradicional, que tem por referência o tempo que o aluno leva para aprender. E é essa pressão para colocar todo mundo na mesma “caixa”, segundo Horn, que mina muitas das possibilidades de sucesso.
Ao final de cada capítulo – são 12, repletos de insights sobre temas como cultura organizacional, experiência dos pais e tecnologia –, o autor elenca uma série de pontos-chave para ajudar as escolas nessa mudança de mindset. Se você acha que já passou da hora de aderir a um modelo de aprendizagem mais envolvente, que permita a todos os alunos desenvolverem plenamente seu potencial, “Da Reabertura à Reinvenção” é leitura obrigatória.
Recentemente, Horn participou do Desafios da Educação Talks, alusivo ao Dia do EaD – A Nova Fronteira da Educação. Para assistir, acesse aqui.
E, se quiser saber mais sobre o autor, confira também o perfil e a entrevista que ele deu ao nosso portal sobre aprendizagem baseada em domínio.
Livro: “Da Reabertura à Reinvenção: (Re) Criando a Escola para Todas as Crianças”
Editora: Penso
Ano: 2024
Páginas: 336
Preço: R$ 86,40 (impresso) e R$ 69,12 (digital)
Leia mais:
Comments