Ensino SuperiorMercado

No Dia da EaD, Desafios da Educação Talks aborda os efeitos da IA no ensino

0

Em celebração ao Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), o Desafios da Educação, em parceria com a Plataforma A, levantou novas discussões a respeito da inteligência artificial (IA) aplicada ao ensino superior. Realizado na última segunda-feira (27/11), o Desafios da Educação Talks teve transmissão ao vivo pelo Youtube.

O evento contou com a participação da gerente executiva da +A Educação, Daiana Rocha, do escritor e educador norte-americano Michael B. Horn (saiba mais sobre ele aqui), e mediação do gerente de inovação e conteúdo da Plataforma A, Igor Sales. Em pauta, além dos desafios e os impactos da IA na educação, foram abordadas as perspectivas da EaD para os próximos anos.

A tecnologia dentro da EaD

Em um cenário no qual as novas tecnologias já transformam todos os setores da sociedade, os palestrantes destacaram como essas ferramentas estão revolucionando o acesso ao conteúdo e a virtualização do ensino.

“Muito do avanço na educação vem do crescimento da EaD”, afirmou Igor Sales. “É uma chance de pensar como evoluir e melhorar a educação.”

Para Sales, toda modalidade não surge para ser uma substituição, mas sim uma adição à aprendizagem – visão semelhante à de Daiana Rocha. “A abordagem mais flexível e robusta da EaD tem o potencial de impulsionar ainda mais o avanço educacional, especialmente num contexto em que a aprendizagem remota e híbrida se torna essencial e imprescindível”, destacou.

Ensinar por meio de tecnologias é um caminho natural da educação, principalmente porque permite inclusão e mais opções aos estudantes. “Temos que nos preocupar com os resultados, os desfechos da aprendizagem, e permitir que os alunos sigam o melhor caminho e modalidade para eles’, defendeu Michael Horn.


 

Horn também observou que a inteligência artificial tem papel fundamental nos bastidores da educação, já que pode dar um feedback muito mais transparente de cada aluno, curso e instituição.

“Se o governo está realmente preocupado se determinado estudante está aprendendo, nós podemos ver isso agora quase em tempo real. Não precisamos esperar para aquele teste uma vez por ano para receber os resultados daqui a seis meses, quando for avaliado”, disse.

De acordo com o educador, a tecnologia pode tornar tudo mais transparente. “Eu acho que isso é muito empolgante e nos ajuda a descobrir qual é a melhor modalidade ou os métodos para diferentes alunos.”

No dia da EaD, Desafios da Educação Talks debateu sobre os impactos da IA na modalidade. Créditos: Reprodução.

No dia da EaD, especialistas debatem sobre os impactos da IA na modalidade. Créditos: Reprodução.

Contribuições da IA

Durante o Desafio da Educação Talks, os palestrantes também elencaram as principais contribuições da IA na educação. Até por que “as tecnologias podem impulsionar e não competir com o que fazemos hoje”, disse Sales, da Plataforma A.

Personalização do conteúdo

A inteligência artificial permite a personalização do conteúdo educacional de acordo com as necessidades individuais dos alunos.

Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar o desempenho do aluno, preferências de aprendizado e estilos cognitivos para adaptar o material didático. O resultado é uma experiência de aprendizagem mais individualizada, efetiva e significativa.

Aprendizagem adaptativa

Outro aspecto com o qual a IA contribui é a aprendizagem adaptativa, que ajuda na análise do nível de dificuldade e o guia de aprendizagem com base no progresso do aluno. Isso garante que cada aluno receba desafios adequados ao seu nível de habilidade, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e, inclusive, emocionalmente menos desgastante.

Feedback personalizado

Além da simples correção de respostas, a IA proporciona direcionamentos para recursos adicionais de estudo. Da mesma forma, há ferramentas importantes para a gestão de sala de aula e acompanhamento docente.

Produção de conteúdo

Por último, a inteligência artificial também colabora na geração automática de conteúdo e, dessa forma, o docente pode mediar a construção de aprendizagem junto aos alunos.

É consenso de que a redução de tempo do professor voltado a produção é um grande ganho da contribuição da inteligência artificial. Entretanto, a revisão humana continua sendo fundamental para garantir a qualidade do conteúdo.


Leia mais:

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.