Nos últimos anos – especialmente com estruturação da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, da reforma que criou o Novo Ensino Médio e as DCN’s (Diretrizes Curriculares Nacionais) do ensino superior –, cresceu a popularidade do desenvolvimento de competências nos currículos e nos cursos de formação de professores.
Mas o que isso quer dizer? Quais competências e habilidades são essas? Trata-se um novo conteúdo de aprendizagem? Envolve uma nova maneira de ensinar?
As respostas estão no livro Métodos para ensinar competências. Lançado pela Penso em 2020, durante a pandemia, o livro explora dez métodos de aprendizagem, fornecendo uma visão geral das várias possibilidades para o ensino de competências e habilidades em sala de aula.
Ensinando competências
A obra é escrita pelos professores da universidade de Barcelona Antoni Zabala, um dos mais importantes pesquisadores e divulgadores dos fundamentos do construtivismo escolar, e Laia Arnau, que atua na área da formação, avaliação e desenvolvimento de competências profissionais.
O objetivo dos autores é mostrar que, para estabelecer métodos de ensino apropriados ao desenvolvimento de competências, é preciso antes recorrer ao conhecimento existente sobre como as pessoas aprendem.
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Segundo Zabala e Arnau, o ensino das competências deve ser moldado por um conjunto de componentes – que, embora distintos, devem estar integrados à aprendizagem. Sendo assim, os 10 métodos para ensinar competências incluem:
Projetos – O método de projetos tem um caráter claro de desenvolvimento democrático e de envolvimento e compromisso social dos alunos. A aprendizagem baseada em projetos (ABP ou PBL, na sigla em inglês) estimula competências profissionais, interpessoais e pessoais.
Centros de interesse – As propostas desse método partem da necessidade de transformar os fundamentos da escola tradicional e substituí-los por propostas totalmente diferentes. A ideia surgiu após uma análise que considera a escola responsável pelos males da sociedade.
Pesquisa do meio – tenta transformar a escola em uma instituição na qual o aluno coloca toda a bagagem cultural ao alcance dos outros para conseguir conhecer o mundo cientificamente. A pesquisa se baseia na ideia de que os alunos conhecem e contribuem para a escola com uma grande quantidade de conhecimento aprendida naturalmente, a partir de sua própria experimentação.
Projetos de trabalhos globais – A ideia central é a convicção de que o desenvolvimento das quatro principais competências linguísticas – ler, escrever, escutar e falar – é favorecido quando realizado em situações reais de comunicação.
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Estudo de caso – método planejado para que os alunos busquem solução para uma situação específica e a defendam. O estudo de caso começa com a descrição de uma situação real na qual decisões devem ser tomadas ou algum problema deve ser resolvido.
Aprendizagem baseada em problemas – consiste em um método em que os alunos têm de resolver os problemas colocados por um assunto ou uma situação do mundo real. O objetivo fundamental é ajudar os alunos a desenvolver competências que permitissem resolver problemas de forma eficaz a partir da aprendizagem autogerenciada, colaboração e motivação intrínseca.
Role-playing – técnica derivada do psicodrama e do sócio-drama, que consiste na representação ou dramatização de uma situação. O objetivo é reeducar a espontaneidade a partir do vínculo com a criatividade e a convivência em grupos de trabalho.
Simulação – consiste em colocar os alunos diante de uma condição ou contexto que imite aspectos relevantes da realidade e desenvolva, nesse ambiente, situações-problema ou exigências próprias da disciplina e que requerem que o aluno desenvolva a competência que está sendo objeto de desenvolvimento e avaliação.
Aprendizagem-serviço – método pelo qual estudantes aprendem e se desenvolvem por meio da participação em um serviço realizado em uma comunidade. Onde se pode desenvolver a consciência dos deveres cívicos;
Aprendizagem produtiva – é um método de ensino que tem como núcleo a construção de um produto pelos alunos, em um contexto formativo e profissional especificamente selecionado para esse objetivo.
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Além da análise e da atualização dos métodos à luz do conhecimento atual sobre os processos de aprendizagem, Métodos para ensinar competências apresenta uma estrutura comum e inclui vários exemplos de sequências didáticas para aplicá-los.
Título: Métodos para ensinar competências
Autor: Antoni Zabala , Laia Arnau
Editora: Selo Penso
Ano: 2020
N° de páginas: 200
Preço médio: R$ 72,00
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