EmpregabilidadeEspeciais

Desenvolvimento de competências é o novo foco da educação

0

A maneira como os indivíduos conduzem suas relações, responsabilidades e profissões são determinadas por uma série de virtudes. Habilidades técnicas, capacidade de tomar decisões e resolver conflitos são algumas delas. E as instituições de ensino superior (IES) já se deram conta disso.

Os processos de ensino e aprendizagem estão mudando. Hoje, o modelo conteudista e pouco envolvente tem cada vez menos espaço. Metodologias e currículos mais profissionalizantes, combinados com motivações, valores e atitudes, formam um novo conceito de educação. E é em meio a essas transformações que o Desafios da Educação preparou uma série de reportagens especiais.

Por que se fala tanto em competências para a educação?

O ensino por disciplinas pode estar perto do fim. Em seu lugar, ganha espaço o aprendizado por competências, que preza o desenvolvimento de capacidades profissionais e socioemocionais.

O diferencial das competências emocionais na educação

Crédito: Pexels.

Em mercados cada vez mais competitivos, as competências emocionais são credenciais para uma carreira de sucesso. Entenda como as IES podem auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades.

Competências STEM: a nova fronteira do ensino e da aprendizagem

Crédito: Microsoft/Hacking STEM/reprodução.

A educação baseada nas competências STEM não prepara só futuros médicos, pesquisadores, cientistas e designers. Ela é essencial para todo o tipo de profissão.

Competências em EAD: as exigências de uma nova era

Como as tecnologias da informação e comunicação impactam as ferramentas, as metodologias e as relações no ambiente educacional do século 21.

Países precisam aperfeiçoar o ensino por competências, indica estudo

Segundo relatório da The Economist, boa parte dos governos tem seu sistema de ensino despreparado para as novas exigências profissionais. Dos 35 países avaliados, o Brasil ficou em 22º

Uma análise do conceito de competências na BNCC

Crédito: Pexels.

O conceito de competências assumido pela Base Nacional Comum Curricular da educação básica envolve mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.