A liderança educacional se tornou uma prioridade nas agendas das políticas em todo o mundo. Uma das razões é que ela desempenha um papel fundamental na melhoria dos resultados escolares, influenciando a eficiência de todo o processo educacional.
Um documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) ressalta que, além da experiência, os futuros líderes precisarão cultivar e praticar a agilidade, uma mentalidade de aprendizado e um impulso empreendedor.
Eles devem ser capazes de identificar e compartilhar propósitos e demonstrar resiliência de forma consistente — a marca dos bons empreendedores — para lidar positivamente com frustrações e desafios.
Uma hipótese para a formação desse novo perfil de liderança é a aprendizagem baseada em ação, que se concentra na resolução de problemas da vida real.
Para a Unesco, precisamos pensar em aprender mais como um processo interativo, não apenas baseado no modelo “pesquisar-desenvolver-ensinar” que sustenta a educação mais tradicional. A aprendizagem baseada em ação impulsiona a motivação por ser relevante, por criar soluções e por mostrar impacto.
Formando lideranças educacionais
Esse artigo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, (OCDE) explica que os sistemas educativos precisam se adaptar e formar lideranças educacionais alinhadas às necessidades da sociedade.
Esse movimento traz dois pontos: instituições de ensino superior estão cada vez mais autônomas em suas tomadas de decisão e mais responsáveis pelos resultados.
Ao mesmo tempo, a necessidade de melhorar o desempenho do aluno enquanto atende populações estudantis mais diversificadas está colocando as IES sob pressão para usar mais práticas de ensino baseadas em evidências.
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Tudo isso faz das lideranças educacionais uma prioridade. A OCDE identificou quatro políticas principais que, juntas, podem melhorar a prática de liderança escolar.
Responsabilidades da liderança
Líderes educacionais podem fazer a diferença nas suas instituições de ensino e no desempenho dos alunos se tiverem autonomia para tomar decisões. Além disso, é importante preparar essas pessoas para as reponsabilidades que assumirão no seu ambiente de trabalho. Assim, é necessário:
- Fornecer graus mais altos de autonomia com suporte adequado;
- Definir quais são as responsabilidades da liderança escolar;
- Pensar em estruturas de liderança escolar.
Liderança educacional distribuída
O aumento das responsabilidades e de prestação de contas da liderança educacional está criando a necessidade de se ensinar sobre distribuição de demanda dentro das instituições de ensino.
Para isso, os formadores de líderes precisam ampliar o conceito de liderança educacional e ajustar as condições de trabalho de acordo. Nesse movimento, são bem-vindas ações como:
- Incentivar a distribuição da liderança;
- Ensinar os líderes a pedirem ajuda nas suas tarefas.
Habilidades para uma liderança eficaz
As evidências de diferentes fontes mostram que tanto a instituição de ensino quanto os futuros líderes precisam de treinamento específico para responder a uma gama cada vez maior de funções e responsabilidades.
As estratégias precisam se concentrar no desenvolvimento e fortalecimento de habilidades relacionadas com a melhoria dos resultados escolares. E, claro, dar espaço para contextualização e criatividade.
Há várias formas de fazer isso, como:
- Tratar o desenvolvimento da liderança como algo contínuo;
- Garantir a consistência dos estudantes por meio de tópicos sociais;
- Providenciar uma variedade de temas para um treinamento mais amplo e eficaz.
Torne a liderança uma profissão atraente
Um dos principais desafios é melhorar a qualidade da liderança atual e construir uma liderança educacional sustentável para o futuro.
As evidências indicam que os potenciais candidatos são dissuadidos pela pesada carga de trabalho e pelo fato de a função não parecer adequadamente remunerada e apoiada. Diante disso, há grande necessidade de:
- Profissionalizar o recrutamento de líderes;
- Investir no salário dos líderes educacionais;
- Oferecer opções e suporte para o desenvolvimento de carreira.
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