EaD Talks: a revolução comportamental estudantil no ensino superior

Redação • 25 de novembro de 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Nos últimos dois anos, as transformações tecnológicas em decorrência da pandemia de covid-19 colocaram a sociedade em outra perspectiva. No ensino superior, a tecnologia gerou mudanças comportamentais e acelerou a digitalização como resposta aos desafios da crise sanitária.

    O comportamento do aluno no pós-pandemia e seu impacto na captação de estudantes foi assunto do primeiro dia de palestras do EaD Talks Revoluções: do legado à transcendência digital do Ensino Superior. O evento, organizado pela Plataforma A , acontece nos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 15 h.

    Participaram do webinar a coordenadora dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão EaD da Unig, Claudia Antunes Ruas Guimarães; a gerente do campus online da IMED, Liana Antunes; e a gerente acadêmica EaD da +A Educação, Daiana Rocha. A mediação ficou a cargo de José Saenger, mestre em Gestão e Negócios pela Universidade de Poitiers e Unisinos.

    O comportamento do aluno no pós-pandemia e seu impacto na captação de estudantes foi assunto do primeiro dia de palestras do EaD Talks. Crédito: Reprodução.

    Um novo modelo de ensino

    Há pelo menos um consenso entre os especialistas em educação: o ensino superior não será como antes , sobretudo o ensino a distância (EaD). Um exemplo vem da Universidade de Iguaçu (Unig), que iniciou a oferta de cursos EaD em 2021, quando completou 50 anos de existência.

    “Já tínhamos a portaria de credenciamento desde 2019, mas optamos por iniciar a oferta dos cursos EaD somente em 2021 devido à pandemia”, explica a coordenadora de EaD da Unig, Claudia Antunes Ruas Guimarães. Ela foi a responsável por implementar as graduações, pós-graduações e a extensão EaD na universidade.

    O intervalo entre o credenciamento e a oferta serviu para aperfeiçoar a capacitação dos professores em competências necessárias para atender ao novo modelo e perfil de aluno. “Não dá para digitalizar o ensino presencial e achar que tem um curso EaD”, afirma Guimarães. “O ensino mudou e o aluno mudou junto. As instituições precisam acompanhar esse movimento.”

    O novo perfil de aluno

    “As instituições de ensino superior devem pensar em como vão impactar na aprendizagem do aluno”. O alerta foi feito pela gerente do campus online da IMED, Liana Antunes, durante o EaD Talks. Para ela, as IES têm que saber o que os estudantes procuram em um curso EaD e quais ferramentas eles querem encontrar nas aulas.

    A pandemia acelerou o uso de tecnologias na educação. É hora de usá-las a favor do engajamento estudantil. “A IMED, por exemplo, está se questionando como se posicionar no mercado com diferenciais que realmente geram interesse no público”, destaca Antunes.

    A principal exigência é formar alunos com competências que correspondam às expectativas da sociedade, facilitando a inserção no mercado de trabalho. “Nós queremos formar alunos que atendam as demandas das empresas, cuidando deles desde a captação até a formatura”, defende a gerente do campus online da IMED.

    Por fim, Daiana Rocha, da Plataforma A, abordou as mudanças comportamentais ocorridas na pandemia e como isso afetou a aprendizagem. “São seres conectados, mas que ainda vieram de um ensino tradicional”, disse. Para ela, a jornada do aluno deve ser baseada em acolhimento, adaptação e certificação.

    As pessoas podem escolher como e onde consumir conteúdo e entretenimento. A premissa de flexibilidade precisa ser utilizada nas instituições de ensino superior. “Porque não utilizar várias possibilidades de aprendizagem para o aluno?”, questionou Rocha. “Esses [novos] alunos não absorvem conhecimento apenas dentro de sala de aula.”

    Rocha também explicou que o novo perfil de estudante espera independência em todos os processos de aprendizagem. “Cada aluno aprende de uma maneira diferente. Por isso, o aluno requer autonomia para escolher a sua grade curricular e como irá aprender”.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado