5 conselhos para coordenadores pedagógicos durante a Covid-19

Redação • 24 de março de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    Por Karina Tomelin

    Já demos 5 dicas para os alunos e 5 dicas aos professores que atuarão remotamente na próximas semanas em função da pandemia que assola o planeta. A doença causada pelo novo coronavírus , a Covid-19, registrava na manhã de terça-feira (24) mais de 17 mil mortes e 395 mil contaminados ao redor do mundo

    Karina Tomelin. Crédito: divulgação.

    Nos últimos dias, o processo de ensino e aprendizagem foi adaptado na maioria das escolas e instituições para um novo modelo – que a maioria do público ainda não tinha experimentado.

    Para garantir o sucesso desse processo, boa liderança será fundamental. Mas qual é o papel dos gestores e coordenadores pedagógicos neste momento? Separei estas 5 dicas.

    1.Foque na comunicação

    Comunicação é sempre fundamental, mas em momento de crise ela é essencial. Manter toda a comunidade escolar ou acadêmica informada , por meio de estratégias direcionadas para cada público, é imprescindível. A equipe precisa estar alinhada e todos atuando de maneira coesa. Por isso, mantenha-os informados e garanta um ou mais canais abertos para tirar dúvidas.

    2.Tenha serenidade no processo

    Em situações de crise é muito comum lidar com pessoas que terão mais dificuldades em se adaptar, em sair da sua rotina e resistentes ao novo modelo. Os coordenadores pedagógicos precisam ter equilíbrio emocional para acolher todas estas dificuldades e direcionar soluções sem perder o foco. Toda mudança tem imprevistos e vai exigir de você tranquilidade e serenidade para lidar com eles.

    3.Supervisione e dê feedback

    Uma das atribuições do coordenador pedagógico é supervisionar o processo de ensino e de aprendizagem. Um novo modelo exige novos parâmetros. Neste momento, crie um guia de referência para apoiar a supervisão da qualidade das aulas, dos materiais postados, das vídeos aulas e dê feedback aos seus professores sempre que necessário.

    4.Oriente e produza material de referência

    Muitas escolas capacitaram seus professores para o uso de recursos, acesso a ferramentas etc. Mas a formação não se restringe somente ao uso tecnológico dos recursos. O professor precisará de apoio para melhorar sua interação no fórum, criar estratégias claras de avaliação, fazer a curadoria de materiais e até gravar boas aulas. Ajude seu professor orientando-o como fazer e, se possível, disponibilize materiais que sirvam de referência para todos.

    5.O gestor também precisará aprender

    A sobrecarga neste momento para os gestores educacionais tem sido intensa. Além da resolução de problemas, gestão de crise, tomada de decisão, atendimento da comunidade escolar/acadêmica ele também precisa se envolver no novo processo para dar mais segurança a toda a equipe. Assim é fundamental que o coordenador conheça as plataformas ou recursos utilizados e aprenda a utilizá-los.

    Karina  Nones   Tomelin   é  mestre em Educação e  head  de formação docente e apoio ao discente  da  Unicesumar

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado