

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Para os gestores das instituições de ensino superior (IES), conhecer os cursos mais procurados e os com maior taxa de retenção é fundamental para planejar os próximos semestres , além de ajudar a projetar o portfólio de cursos a serem oferecidos.
Já para os estudantes, ter acesso a essas informações pode auxiliar a pensar na carreira a ser escolhida, já com alguma ciência das suas dificuldades e características.
Estudantes na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Crédito: Raphael Pizzino/UFRJ.
Todos esses dados estão presentes no último Mapa do Ensino Superior , feito com base em dados de 2021 e divulgado recentemente pelo Semesp, entidade que representa as mantenedoras do ensino superior privado no Brasil.
Um dos principais insights do documento diz respeito à evasão. A taxa geral de conclusão é de apenas 26,3% , com os maiores índices de concluintes em cursos presenciais e de educação a distância (EaD) na rede privada.
Conheça a seguir as graduações com mais matrículas em 2021 por modalidade e turno.
Apesar de manter a liderança, a graduação em Pedagogia perdeu alguns pontos na representatividade das matrículas nesse segmento. De acordo com o documento, essa queda pode indicar um aumento do interesse dos estudantes por outros cursos ofertados na modalidade.
Conheça os cursos com maiores taxas de matrículas na rede pública em 2021:
Nos cursos presenciais, em virtude da duração mais extensa da formação em Medicina, as taxas de permanência são as mais altas, tanto na rede pública quanto privada, girando em torno de 78%.
Em compensação, os cursos tecnólogos, por exemplo, contam com taxas bem maiores de concluintes: 36,4%, enquanto que o índice na graduação médica é de 3%.
De forma total, levando em consideração tanto IES públicas quanto privadas, o curso de Direito tem uma conclusão acumulada de 24,3%. No curso de Pedagogia, esse índice é de 36,8%; nas engenharias 15,4%.
Já os cursos da modalidade EaD têm baixas taxas de permanência, justamente por terem, em geral, uma duração menor. Em compensação, segundo o documento, as taxas de desistência são bem mais altas do que a média.
Nas redes privada e pública, a maior taxa de desistência está nas engenharias (69,3%). Na Pedagogia, a taxa de conclusão é de 35,9%; na Administração, é de 22%; nos cursos tecnólogos, o índice é de 31,1%; e na área de saúde e bem-estar, de 20,1%.
Leia mais:
Por Renata Cardoso
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE