Ensino Básico

Rádio na escola: como estimular o talento do estudante

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No início de 2020, o Colégio Estadual Prefeito Joaldo Lima de Carvalho, localizado na cidade de Itabaianinha (SE), aderiu o ensino integral, tornando-se o Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho. No entanto, a pandemia trouxe desafios adicionais, afetando a aprendizagem e a saúde mental dos estudantes e algumas dificuldades relacionadas ao estabelecimento de vínculos sociais.

Diante desse contexto, surgiu a necessidade de repensar como tornar o ambiente escolar mais proveitoso para os estudantes, desenvolvendo habilidades importantes para a vida e preparando-os para um futuro promissor.

O rádio na escola se destaca como um espaço ímpar para revelar e estimular os talentos dos estudantes. Por meio da música, locução, poesia, redação de roteiros e programas de rádio, os estudantes têm a oportunidade de expressar sua criatividade e originalidade, desenvolvendo habilidades artísticas e de comunicação.

A rádio escolar se destaca como um espaço ímpar para revelar e estimular os talentos dos estudantes. Crédito: Divulgação.

O papel do rádio na escola

A rádio tem o potencial para ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Isso porque os programas abordam temas relevantes e desafiadores da comunidade escolar, permitindo que os estudantes investiguem problemas e proponham soluções de maneira investigativa e reflexiva.

Dessa forma, a rádio não apenas valoriza os talentos individuais dos alunos, mas também os capacita a se tornarem agentes ativos na identificação e resolução de questões importantes, promovendo um ambiente de aprendizagem envolvente e participativo.

O projeto

A proposta “Rádio na Escola: Uma Sintonia Inovadora” se inspira em projetos anteriores de implantação de rádio e web-rádio nas escolas brasileiras. No entanto, o projeto do Centro de Excelência Prefeito Joaldo Lima de Carvalho se diferencia ao adotar a abordagem da educação maker na criação das caixas de som e do circuito de som, além de inovar na operação da rádio.

A iniciativa também reserva espaço para apresentações artísticas de alunos e professores, entrevistas, reportagens e uma programação musical diversificada.

O método empregado no projeto compreendeu diversas etapas e a utilização de materiais essenciais para sua concretização. Inicialmente, os participantes se envolveram em uma leitura coletiva do livro “No Ar: A História da Notícia de Rádio no Brasil”, escrito por Valci Regina Mousquer Zuculoto.

Essa etapa foi fundamental para entender a evolução da rádio no país ao longo do tempo e, mais importante ainda, extrair insights para rádio escolar. Durante esse processo, surgiram ideias relevantes, como a criação e veiculação da linguagem radiofônica, a importância da acessibilidade na rádio e estratégias para envolver as famílias e a comunidade escolar nos programas de rádio.

Também foi executada a confecção das caixas de som, do circuito e da mesa de som necessários para o funcionamento da rádio. Isso a partir de uma oficina com um técnico de som e a utilização de ferramentas como multímetro, ferro de solda, tico tico, martelo, pregos, trena, epi´s entre outras.

As ferramentas foram utilizadas para a construção da caixa e para construção do circuito eletrônico das caixas e mesa de som. Nesta etapa de construção, estudantes e professores “colocaram a mão na massa” para cortar as madeiras, montar as caixas, instalar a fiação e interligar os circuitos.

A indicação e escolha democrática do nome da rádio “Joaldão com você”, e a criação dos programas — e a realização de reportagens sobre o desperdício de alimentos na escola, envolvendo alunos, colaboradores da limpeza, cozinha, portaria e professores — foram passos cruciais do projeto.

A entrevista com esses membros da comunidade escolar tinha o objetivo de conscientizar os alunos sobre as consequências do desperdício de comida e promover um consumo mais consciente e responsável dos alimentos.

Outro ponto que merece destaque é o quanto o espaço da rádio tem sido importante para revelar os talentos dos alunos. Isso incluiu performances musicais, recitação de poesia, mensagens de amizade, amor e parabenizações de aniversário. Para isso, foi criado um formulário online e uma caixa física para receber as contribuições dos estudantes, promovendo a expressão artística e criativa no ambiente escolar.

A rádio se expandiu e disponibiliza os programas, fotos e informações nas redes sociais. Também houve a oportunidade de os alunos explicarem o projeto na Rádio FM Itabaiana 93.1 FM, dialogando com a locutora e os ouvintes.


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Redação Pátio
A redação da Pátio – Revista Pedagógica é formada por jornalistas do portal Desafios da Educação e educadores das áreas de ensino infantil, fundamental e médio.

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