Conheça os 4 eixos da Política Nacional de Educação Digital

Redação • 18 de agosto de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A Câmara dos Deputados aprovou, em agosto, a criação da Política Nacional de Educação Digital. O objetivo da proposta é promover competências informacionais e digitais, ferramentas online, capacitação e pesquisa para estimular a inclusão digital. A matéria depende de análise do Senado.

    Em um dos seus eixos, a Política Nacional de Educação Digital prevê a implementação do tema nas escolas. A medida visa o fomento da educação digital para a população mais jovem, estimulando e reforçando o letramento digital e suas competências em todos os níveis de ensino.

    Política Nacional de Educação Digital prevê o ensino de programação, computação e robótica nas escolas.

    4 eixos da Política Nacional de Educação Digital 

    O texto da Política Nacional de Educação Digital está estruturado em quatro eixos:

    1. Inclusão Digital: garantir que toda a população brasileira tenha igual acesso às tecnologias digitais para obter informações, comunicar-se e interagir com outras pessoas.
    2. Educação Digital Escolar: garantir a educação digital da população mais jovem, estimulando e reforçando o letramento digital e as competências digitais em todos os níveis de escolaridade e como parte da aprendizagem ao longo da vida.
    3. Capacitação e Especialização Digital: promover a especialização em fundamentos, tecnologias e aplicações digitais, capacitando a população brasileira ativa, fornecendo-lhes os conhecimentos de que precisam para fazer parte de um mercado de trabalho que depende fortemente de competências digitais para garantir a competitividade empresarial – empreendedorismo, pensamento crítico e inovação, de modo a promover a empregabilidade e o bem-estar do indivíduo, da comunidade, do país e do planeta.
    4. Pesquisa Digital: assegurar a existência de condições para a produção de novos conhecimentos e participação ativa de pesquisadores brasileiros em redes e programas internacionais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

    A Educação Digital Escolar

    A proposta aprovada na Câmara dos Deputados modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para que currículos da educação básica incluam as competências digitais ao longo de todas as etapas de formação, a partir do ensino fundamental.

    A educação digital escolar inclui, por exemplo, o ensino de programação, computação e robótica. As atividades pedagógicas da área deverão ser desenvolvidas respeitando as diretrizes curriculares vigentes e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

    A Política Nacional de Educação Digital será regulamentada pelo governo federal, que deverá obedecer ao plano plurianual específico, com duração até 2030. Além disso, devem ser respeitados os respectivos limites orçamentários e as competências dos órgãos envolvidos.

    *Com informações da Agência Brasil.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado