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Com ações voltadas à inovação e ao relacionamento, a Plataforma A marcou presença no 30º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), realizado de 7 a 10 de maio, em Curitiba. Maior evento do setor no país, o congresso reuniu educadores, gestores e especialistas para discutir os rumos da educação digital. Inteligência artificial, avaliação, regulação e metodologias de ensino estiveram entre os principais temas em debate.
A participação da
Plataforma A
foi marcada por encontros potentes e uma experiência interativa que uniu tecnologia, conteúdo e acolhimento. Com um estande dinâmico, a empresa reafirmou seu compromisso com a inovação no ensino superior e com o fortalecimento de parcerias consistentes e duradouras.
Entre os destaques, a cabine “Sua voz no futuro da educação” convidou os visitantes a refletir sobre os rumos da área e registrar suas respostas em vídeo, com possibilidade de salvar ou compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Um espaço instagramável e dinâmicas presenciais também promoveram conexões em torno de temas como mercado, avaliação e transformação digital.
Ao longo da programação, a
Plataforma A promoveu momentos com representantes de instituições parceiras para compartilhar experiências reais de uso do ecossistema de aprendizagem. A gestora acadêmica do
Centro Universitário Tiradentes (Unit),
Karen Sasaki, apresentou os impactos da adoção das
Unidades de Aprendizagem da SAGAH e da transição para o ecossistema completo da
Plataforma A.
Segundo ela, os estudantes acolheram rapidamente o material por ser intuitivo e diversificado, com objetos de aprendizagem que dialogam com suas expectativas. Já entre os docentes, os desafios iniciais foram superados com formação e apoio contínuo. Karen destacou ainda a flexibilidade das UAs, que funcionam como peças de Lego: permitem à instituição montar percursos personalizados, adaptados a diferentes estratégias pedagógicas.
Outro destaque foi o relato das professoras
Katia Coelho e
Bruna Soares, da
Vitru Educação, representando a
UniCesumar e a
Uniasselvi. Elas compartilharam o processo de implantação dos laboratórios virtuais, ressaltando como a integração com metodologia e avaliação pedagógica foi fundamental para o sucesso do projeto.
Coordenadora do curso de Arquitetura da Uniasselvi, a professora Bruna destacou como os laboratórios físicos e virtuais se complementam na formação dos alunos. Ela também compartilhou sua visita à Algetec, parceira da Plataforma A, onde pôde acompanhar de perto o cuidado e a qualidade envolvidos na produção dos materiais.
A pró-reitora de Educação a Distância da UniCesumar, por sua vez, reforçou a importância dos relatórios de uso e desempenho. Para ela, esses dados são fundamentais na tarefa de acompanhar a jornada dos estudantes e orientar intervenções pedagógicas com mais precisão.
Bruno Bündchen, gerente comercial da Plataforma A, explica que a presença no 30º CIAED foi estratégica. “Estamos conseguindo dialogar com todas as pautas do evento: transformação digital, regulação, inovação. É muito rico ver nossos clientes aqui, conversar sobre projetos, apresentar novidades. Nem sempre temos essa chance ao longo do ano.”
Entre as inovações, Bruno cita os novos dashboards e funcionalidades relacionadas à inteligência artificial, como ferramentas de associação de conteúdos às ementas e recursos de validação semântica. “Nosso ecossistema está cada vez mais integrado. É ótimo ver instituições que nos conheciam por um único produto descobrindo toda a nossa proposta.”
O estande da
Plataforma A também chamou a atenção pela proposta acolhedora, com espaço de arquibancada e dinâmicas voltadas à experiência do visitante. “Fazemos questão de mostrar nossa qualidade — não só nos produtos, mas também no cuidado com o relacionamento”, conclui Bündchen.
A inteligência artificial foi destaque já no primeiro dia (7), com um debate sobre como a IA pode otimizar processos acadêmicos e apoiar a atuação docente. No segundo dia (8), as conversas abordaram o papel das práticas online no engajamento dos estudantes e os desafios de construir conteúdos capazes de dialogar com diferentes perfis de aprendizagem.
Na sexta-feira (9), o foco esteve na regulação do setor, com uma mesa sobre os impactos e oportunidades do novo marco regulatório da EaD para as instituições de ensino superior. O head de Consultoria da Plataforma A, Gustavo Hoffmann, comentou em vídeo algumas projeções que circulam nos bastidores (ainda sem confirmação oficial).
Fechando a programação, o debate "A experiência do aluno como diferencial na EaD" destacou como escuta, usabilidade e personalização podem transformar a jornada no ensino a distância em diferencial.
Por Redação
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