Novo e-MEC diminuirá tempo de espera dos processos para 8 meses

Leonardo Pujol • 29 de setembro de 2022

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    SÃO PAULO (SP) – O ministro Victor Godoy, do Ministério da Educação, divulgou nesta quinta-feira (29) que o sistema e-MEC está em reformulação . O anúncio foi feito durante a abertura do 24º FNESP , considerado o maior fórum de ensino superior da América Latina. O evento acontece até sexta-feira na capital paulista.  

    Segundo Victor Godoy, novo e-MEC simplificará regulação e supervisão do ensino superior. Créditos: Sol Santos/Assunto Digital.

    Segundo Godoy, o novo sistema utilizado para atender as demandas da regulação e supervisão da educação superior simplificará processos. “Os novos sistemas trarão mais agilidade, mais transparência e menos burocracia, proporcionando segurança para as IES ampliarem o acesso ao ensino superior”, disse ele, que também anunciou a reformulação da plataforma e-CEBAS.  

    O ministro afirmou que novo e-MEC transformar á “ toda papelada em tecnologia”, e que o tempo de espera, que costuma ser de 5 anos, passará para 8 meses. “Serão 4 mil entidades com ainda mais transparência nos processos com automação e supervisão”, garantiu. A promessa é que o novo e-MEC esteja disponível ainda em 2022  

    De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o novo e-MEC vai incluir a integração com o Sistema Eletrônico de Informações – SEI/MEC e a integração com a base da Receita Federal do Brasil, para checagem e validação de informações cadastrais.  

    Haverá ainda disponibilidade de acesso mobile para que os avaliadores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) possam fazer o upload das informações no momento da visita técnica e possam integrá-las diretamente ao sistema após validação. As mudanças tendem a proporcionar um aumento significativo de eficiência e economia processual.   

    Por Leonardo Pujol

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado