Gestão educacional

Os benefícios de investir em certificações por badges

0

Faz sete meses que Nadson Damasceno Gonçalvez, 30 anos, atua como gerente de atendimento de pessoa física no banco Santander, em Altamira (PA). O ex-vigilante bancário precisou esperar pelo enfraquecimento da pandemia de covid-19 para receber suas certificações  — CPA-10 e CPA-20 —, necessárias para trabalhar no mercado financeiro.

Como se não bastassem todas a dificuldades  para conseguir a certificação física, ele ainda teve que juntar dinheiro para pagar o teste e o transporte para Belém, onde seria feito o exame – são mais de 800 quilômetros de distância de sua cidade até a capital paraense.

A vida de Nadson podia ser menos complicada se a instituição em que ele fez o curso ofertasse. Isso porque ele não precisaria viajar tanto para ir atrás do certificado.

Já que badges são indicadores de desempenho que podem ser exibidos, acessados e verificados on-line. Esses selos de qualidade contam com atualizações permanentes. Ou seja, são modelos que atestam o desenvolvimento de habilidades específicas e que serão aproveitadas no mercado de trabalho, mas também que engajam e motivam o próprio estudante a seguir aprendendo.

Conheça as vantagens de implementar as certificações por badges, os selos de qualidade com atualizações permanentes.

Conheça as vantagens de implementar as certificações por badges, os selos de qualidade com atualizações permanentes. Crédito: Unsplash.

Certificações por badges

A microcertificação por competências já é uma tendência em ascensão no Brasil devido à necessidade de melhorar e acelerar o processo de desenvolvimento de carreira nos próximos anos. Nessa esteira estão as certificações por badges.

Uma das principais diferenças entre certificados tradicionais e os badges é o nível de detalhes e informações que eles fornecem. Os primeiros são normalmente específicos e contém informações como o nome da pessoa, o curso ou programa que concluiu e a data de conclusão.

Eles também podem incluir o nome da instituição ou organização que emitiu o certificado, além de qualquer informação de credenciamento ou garantia de qualidade.

Já as certificações por badges são mais concisas e normalmente incluem menos informações. Elas podem se limitar ao nome do curso, o emissor e um pequeno ícone ou imagem.

Outra diferença importante entre certificados e as microcertificações é o nível de rigor e avaliação necessários para ganhá-los. Os certificados geralmente são concedidos para a conclusão de um curso ou programa de estudo e exigem que o indivíduo passe em um exame ou demonstre seu conhecimento por meio de um projeto ou tarefa.

As certificações por badges, por outro lado, são concedidas por uma habilidade ou conquista específica e podem ser obtidas de diferentes formas, como o preenchimento de um questionário, a participação em um workshop ou a demonstração de uma habilidade em um portfólio.

Por que investir?

No Brasil, os badges são adquiridos por meio de cursos de especialização, que apresentam rastreabilidade pública e certificação da emissora. Mas por que investir neles?

Resumidamente, as certificações digitais são a versão contemporânea dos tradicionais certificados. Além disso, revelam as competências próprias e específicas dos profissionais.

Dessa forma, eles são medalhas digitais que garantem maior dinamismo e personalização, já que permitem a realização de vários cursos  rápidos de competências específicas que, juntos, dão acesso a certificações mais completas, como uma pós-graduação.

É por isso que investir em badges é uma necessidade cada vez mais importante nas instituições de ensino superior (IES). O modelo é uma tendencia pedagógica não apenas pela sua praticidade e personalização, mas também pela urgência de se atualizar as modelagens de ensino (conheça as outras tendências pedagógicas para 2023 aqui).

No entanto, como qualquer tendência, é importante ter um olhar criterioso em relação aos benefícios e resultados antes de adotar as certificações digitais e inseri-las na realidade educacional.


Leia mais:

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.