Durante a pandemia, as pessoas se viram subitamente afastadas de ambientes que eram importantes para seu convívio social. Foi necessário sair da zona de conforto e buscar espaços virtuais acolhedores para se comunicar.
Esse cenário acabou sendo oportuno para o surgimento de grupos de leitura – e, mesmo após o fim do isolamento social, muitos se tornaram parte do dia a dia de universitários e professores.
Seja para uma leitura leve ou para uma discussão mais acadêmica, esses encontros contribuem para a melhora da interpretação e para a inclusão desses estudantes.
Espaços de reflexão
Foi pensando nesses benefícios que surgiu o projeto Tempo-Livro, do Campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O programa disponibiliza o empréstimo de livros de autores nacionais e internacionais, visando possibilitar a imersão em diferentes realidades e culturas aos leitores. Além disso, são ministrados encontros para estimular debates e reflexões.
O Clube de Leitura: Literatura e Diversidade, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), é outro exemplo de crescimento dos grupos de leitura. Surgiu em 2020, no início da pandemia, e teve alta demanda – tanto que deixou de abrir vagas semestralmente para mantê-las disponíveis de forma permanente. Após um breve intervalo, o grupo retomou suas atividades em fevereiro deste ano.
A iniciativa começou como um projeto de extensão voltado aos docentes, mas atualmente é disponibilizada ao público em geral. O objetivo é promover o debate sobre identidade de gênero e orientação sexual.
Seguindo o mesmo objetivo está o Clube do Livro BH, criado em 2013. Durante o caos pandêmico, o projeto procurou alternativas que mantivessem os frequentadores próximos e atuantes, fazendo o uso de chamadas ao vivo no WhatsApp e lives através do Instagram.
A ação possibilitou a entrada daqueles que não tinham acesso à tecnologia. Ou que residiam em cidades diferentes, como Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Mas a maioria são moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. Ainda assim, algumas pessoas tiveram de se adaptar a essa realidade virtual, como o Michel Batista, frequentador do clube há mais de seis anos e que prefere o modelo presencial.
“Acredito que o modelo virtual veio em sua maioria para facilitar, fico contente de estar com pessoas que não consigo ver no dia a dia por conta da rotina. Os que por algum motivo não podem estar no presencial, poderão sentir um pouco do que nós sentimos naquele espaço”, declarou.
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Benefícios dos grupos de leitura
Além do crescimento intelectual, o hábito de ler promove o desenvolvimento profissional, maior senso crítico e gera aprendizado. Mas há outros benefícios que esse exercício pode proporcionar: estímulo à criatividade, melhora do vocabulário, aprimoramento da escrita e aumento da concentração.
É importante ressaltar a necessidade de ter uma biblioteca — virtual ou física — à disposição dentro da universidade. A dinâmica visa favorecer não somente o educando, mas os professores e a própria instituição, atribuindo conhecimento e facilitando a introdução a materiais de qualidade nas mais diversas áreas.
Estratégias para incentivar a leitura no ensino superior
Na era multimídia, em que redes sociais e vídeos tomam conta de boa parte do cotidiano dos alunos, a implementação da leitura é uma tarefa desafiadora. Associar palavras é um hábito a ser lapidado, por isso, separamos algumas dicas que podem ser usadas na sua IES:
Incluir a leitura de maneira dosada em todas as aulas
- Inicie a aula com uma leitura breve, diretamente relacionada ao tema apresentado, e que sirva de guia para as lições posteriores;
- Utilize textos de fácil acesso, que os discentes possam encontrar no celular ou em uma biblioteca da própria instituição.
Incentivar a leitura no ensino superior como uma atividade coletiva
- Crie espaços de debate sobre a leitura escolhida. No caso de aulas on-line, fóruns de discussão podem ser estabelecidos por meio de uma plataforma virtual;
- Faça perguntas que convidem os acadêmicos a refletir sobre o que leram, dando novas ideias a respeito do texto.
Dê aos universitários a oportunidade de compartilhar as próprias leituras
- Sugira leituras que estejam relacionadas tanto com o conteúdo quanto com os interesses dos alunos;
- Investigue os interesses dos estudantes em relação ao próprio curso e a leituras anteriores.
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