Em um cenário de constante transformação digital, se tornou comum a expressão data-driven, ou “orientado por dados”. Mas você sabe o que isso significa? E, principalmente, o que tem a ver com educação?
A coleta e a análise de dados ajudam a subsidiar tomadas de decisões e a direcionar o planejamento estratégico. Ela traz insights relevantes às organizações, tornando-se uma ferramenta fundamental para otimizar operações, gerar valor e aumentar a eficiência.
Instituições de ensino superior (IES) têm um enorme potencial para produzir dados. Podem ser informações sobre o processo de aprendizagem, a quantidade de alunos, índice de evasão, qualidade de ensino e até mesmo a frequência acadêmica.
O data-driven contribui significativamente para o aprimoramento da gestão educacional. Esse método é capaz de ajudar na otimização de processos e recursos, na personalização do ensino e, ainda, a obter uma leitura mais abrangente e completa.
No âmbito governamental, dados de avaliações, índices, infraestrutura e censitários contribuem para a elaboração de políticas públicas e melhorias na gestão acadêmica.
Mas como implementar uma abordagem baseada em dados?
Uma prática recomendada é identificar as fontes de dados que serão usadas para personalizar o ensino. Depois, é importante desenvolver um plano abrangente sobre como essas informações serão recolhidas e analisadas para produzir insights importantes.
As fontes podem incluir rastreadores e avaliações diagnósticas, que medem, respectivamente, a proficiência de um aluno nas habilidades do curso e seu nível de compreensão de conceitos-chave. Também há as avaliações formativas, que fornecem feedback durante o processo instrucional real.
Essas avaliações, quando utilizam tecnologia adaptativa, fornecem feedback mais rápido, medindo o progresso do aluno em tempo real. Elas podem ser realizadas em dispositivos digitais e utilizando testes online, jogos interativos e simulações que mudam seu nível de dificuldade de acordo com o desempenho do estudante.
Os dados em tempo real também ajudam os professores a identificarem áreas nas quais os alunos necessitam de mais prática. Assim, eles podem readequar o conteúdo conforme a necessidade.
Algo que as IES precisam ter em mente é que esse processo exige uma infraestrutura robusta. No entanto, uma plataforma de análise pode tornar fácil gerir, organizar e analisar os seus conjuntos de dados institucionais. Soluções de software ajudam no acesso a eles e convertem os números em gráficos que ajudam na interpretação.
É importante destacar que as IES precisam respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A legislação estabelece regras para organizações públicas ou privadas a respeito do tratamento de informações pessoais.
Por que proteção de dados pessoais importa? Assista ao vídeo e saiba um pouco mais sobre o tema:
5 benefícios do data-driven no ensino superior
Avaliação dos esforços
Os dados permitem medir o sucesso dos esforços da gestão educacional. Se a IES usou tendências anteriores para traçar estratégias de como cortar custos em determinado curso, poderá comparar suas projeções com o resultado real e determinar a eficácia de suas decisões.
Alunos em risco
Os perfis de cada aluno incluirão detalhes, como as notas do ensino médio e seu desempenho nos cursos atuais. Se os seus históricos mostrarem que eles têm dificuldades em determinadas aulas, os professores podem fazer esforços para fornecer apoio adicional, aumentando, assim, as probabilidades de retenção e sucesso dos estudantes.
Estratégias de marketing
De onde vêm os seus alunos? O que eles têm em comum? Eles se envolveram em algum esforço de marketing de recrutamento antes de se matricular? As respostas para essas perguntas podem direcionar melhor os esforços de marketing da IES e potencialmente aumentar o sucesso das estratégias de captação.
Avaliação do currículo
Os cursos com altas taxas de evasão têm algo em comum? Observe os dados para encontrar pontos em comum. Assim, é possível revisar metas e criar planos de melhoria
Produtividade do instrutor
Os níveis de produtividade do corpo docente são tão importantes quanto as taxas de sucesso dos alunos. Sua IES pode usar dados para avaliar se, por exemplo, a substituição do corpo docente em tempo parcial por instrutores em período integral seria mais econômica.
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