Graciliano Ramos é uma das figuras mais marcantes da literatura brasileira. Um dos principais autores da segunda fase do Modernismo, o escritor e jornalista teria completado 130 anos em 27 de outubro.
Romancista e contista de narrativa direta, Ramos destaca-se pela habilidade em abordar a interioridade humana e as reações psicológicas com o meio que se impõe.
Em celebração ao aniversário do escritor, indicamos três de seus livros emblemáticos. Todos estão disponíveis para leitura na a BibliON, a biblioteca online gratuita do estado de São Paulo.
Lançado originalmente em 1938, Vidas Secas acompanha a trajetória da família de Fabiano, Sinha Vitória, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia na fuga do sertão em busca de oportunidades.
É o romance em que o autor alcança o máximo da expressão que vinha buscando em sua prosa. O que impulsiona os personagens é a seca, áspera e cruel, e, paradoxalmente, a ligação afetiva daqueles seres em retirada, à procura de meios de sobrevivência.
Lançado postumamente, a obra é uma reunião de textos que misturam crônica, ensaio e ficção. O livro integra o projeto de reedição de toda a obra de Graciliano Ramos, supervisionado por Wander Melo Miranda, professor titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os textos híbridos que compõem Viventes das Alagoas fazem parte das colaborações de Ramos para a imprensa a partir de 1937. Considerado um subversivo pela ditadura do Estado Novo, o autor foi preso em 1936 em Maceió e transportado para o Rio de Janeiro, onde foi libertado no ano seguinte.
Fixado na cidade desde então, ele passou a escrever artigos para revistas como O Cruzeiro, Cultura Política e jornais como Diário de Notícias e A Tarde.
As crônicas presentes em Linhas Tortas, publicado pela primeira vez em 1962, foram, em grande parte, destinadas a dois jornais: Paraíba do Sul, periódico que circulava numa cidade de mesmo nome, no estado do Rio de Janeiro, e O Índio, de sua cidade natal Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas.
As crônicas que compõem a obra focalizam temas diversos como a política, a cultura e a literatura nacional e mostram um Graciliano bastante à vontade, irônico e combativo.
Como acessar
Para acessar estes e outros títulos – são mais de 16 mil no acervo – basta acessar www.biblion.org.br ou baixar o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.
O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições.
O sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível, ainda, ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título.
Leia mais:
Comments