Formação de professores é revisada para quatro anos e valoriza prática

Redação • 21 de janeiro de 2020

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O Ministério da Educação (MEC) homologou em dezembro a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica e diretrizes curriculares nacionais (DCNs) para os docentes. O texto havia sido aprovado em 7 de novembro, mas para entrar em funcionamento precisava da chancela final da pasta.

    Os destaques do texto incluem a ampliação do curso de licenciatura de professores de três para quatro anos de duração, além de um foco maior na prática. Das 3.600 horas de curso, 800 horas (25% da graduação) serão destinadas para estágio em escolas e outras práticas presenciais – inclusive em cursos de EAD.

    A revisão reduz o caráter teórico dos cursos, e aproxima os docentes das exigências do século 21. Além disso, coloca o Brasil próximo a benchmarks mundiais como Coreia do Sul ou Finlândia – conhecidos pelas políticas públicas de incentivo, seleção, reconhecimento e formação inicial e continuada de quem leciona.

    A homologação está na portaria publicada na edição de 20 de dezembro do Diário Oficial da União.

    À época da votação, em novembro, o presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, explicou que o foco da nova resolução são as competências esperadas no processo de formação. “O objetivo é organizar o currículo, de forma que seja atingida uma interação relevante entre atividades práticas e aquelas mais teóricas. As atividades práticas articuladas com os conteúdos são essenciais”, afirmou.

    “A nova resolução estabelece que a prática de fato é a atividade central e é por isso que o CNE indica que essas devem ser presenciais”, completou Curi.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado