Senado aprova saque do FGTS para pagamento de faculdade

Redação • 15 de agosto de 2019

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    FGTS deve cobrir gastos educacionais para compensar mudanças nas regras do Fies e cortes de recursos do ProUni. Crédito: Marcos Corrêa/PR.

    Por oito votos a dois, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou , na quarta-feira (14), a possibilidade de sacar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagamento de curso de nível superior.

    A decisão sobre o projeto de lei (PL) 1.540/2019 é final. Ou seja, não havendo recurso para votação no Plenário do Senado, a proposta será encaminhada para apreciação na Câmara dos Deputados.

    O PL 1.540/2019 é de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Segundo ele, o saque do FGTS deve cobrir gastos educacionais a fim de compensar as mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e os cortes de recursos destinados ao Programa Universidade para Todos (ProUni) – que levaram à redução no número de matrículas em instituições de ensino superior (IES) privadas.

    Além de contemplar o setor educacional, o PL prevê a aplicação do FGTS para custear cirurgias. “Essa proposição atua no sentido de reconhecer o trabalhador como proprietário e principal beneficiário dos recursos e fortalecê-lo, ampliando as possibilidades de saque do FGTS”, afirma o senador.

    A relatora da proposta, senadora Mailza Gomes (PP-AC), defendeu a aprovação pelo fato de “amparar dois eixos basilares de nossa sociedade: saúde e educação”.

    Atualmente, o saldo do FGTS pode ser utilizado para aquisição de imóvel novo ou usado, construção e liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional. O trabalhador também pode sacar o FGTS em casos de demissão sem justa causa e de algumas doenças graves.

    Recentemente, na tentativa de reaquecer a economia, o governo federal editou uma medida provisória permitindo o saque do FGTS em novas modalidades.

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado