Ensino Básico

Edital do ENEM 2022: provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro

0

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na sexta-feira (29), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro nas versões impressa e digital. Confira, abaixo, os detalhes sobre inscrições, provas e divulgação dos resultados. 

enem digital

Foto: Agência Brasil/divulgação.

Inscrições 

As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio, na página do participante. Para quem não obteve isenção, a taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio. Além disso, é necessário informar data de nascimento e CPF.  

Participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deste ano deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores. 

O estudante deve optar pelo exame impresso ou digital. As modalidades possuem editais diferentes. Quem se inscrever na prova impressa não poderá se inscrever na digital – nem poderá alterar a opção após a inscrição ser concluída.  

Leia mais: Como ajudar os alunos na reta final de preparação para o Enem 

Provas  

As provas do Enem 2022 acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. Os portões ficam abertos entre às 12h e às 13h. Já o início do exame está marcado para às 13h30. No primeiro dia, o término das provas será às 19h. No segundo dia, às 18h30. 

Ao todo, serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Apenas a partir de 2024, o Enem passará a contar com questões abertas ou discursivas.  

Em 2022, no primeiro dia, o exame com 5h e 30 minutos de duração, contará com as seguintes provas: 

  • Linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia). 

No segundo dia, com duração de 5 horas, o exame contará com as seguintes provas:  

  • Ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. 

Leia mais: Novo Enem: o que muda na prova a partir de 2024?

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2022 serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, na página do participante.  

Leia mais: Conheça o sistema de correção do Enem. E saiba como se sair bem na prova 

Enem 2022 Digital 

Segundo o edital do Enem 2022 Digital, o número de inscrições será limitado. Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes a optarem pela modalidade.  

A aplicação das provas acontecerá em locais autorizados pelo Inep nos estados, no Distrito Federal e nos municípios indicados. O participante deverá comparecer ao local e não será possível fazer a prova em computador particular. 

Confira, neste link, a íntegra do edital do Enem 2022 Digital.  

Confira, neste link, a íntegra do edital do Enem 2022 Impresso. 

Leia mais: As mudanças do SAT, o “Enem Americano”. E o futuro do vestibular digital 

Com informações da Agência Brasil.  

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    VOCÊ PODE GOSTAR

    Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.