O ciclo de captação de alunos para 2022.2 ainda não acabou. Entretanto, o cenário atual indica qual será o comportamento dos estudantes em relação às matrículas e quais cursos serão os mais procurados neste semestre.
Segundo a última edição da pesquisa Termômetro de Captação, realizada desde 2020 pela consultoria Educa Insights, 30% dos candidatos ao ensino superior pretendem realizar as matrículas imediatamente no segundo semestre desse ano – crescimento de 9% na comparação com o mesmo período de 2021.
Enquanto quase metade dos entrevistados (49%) vai esperar o primeiro semestre de 2023, 13% planeja iniciar seus estudos no segundo semestre do próximo ano.
Além disso, de acordo com o levantamento, o grau de incerteza atingiu o menor patamar desde o início da pandemia. Apenas 8% dos alunos disseram que não sabem e aguardarão mais tempo para tomar uma decisão sobre as matrículas.
A captação de alunos no segundo semestre
O fundador e sócio-diretor da consultoria Educa Insights, Daniel Infante, ressalta que o ciclo do segundo semestre é consequência do trabalho realizado pelas instituições de ensino superior (IES) no início do ano.
“A captação de inverno é a captação da eficiência operacional. Ela serve para complementar as turmas que foram abertas no verão a partir da conversão de inscrições realizadas previamente” afirma Infante durante o evento de divulgação da pesquisa Termômetro de Captação.
A explicação está baseada no fato de que 78% dos candidatos a cursos presenciais e 66% dos candidatos ao ensino a distância (EAD) já se inscreveram em todas as IES que consideram possíveis para cursar uma graduação.
“É um ciclo de tiro curto. São aproximadamente 20 semanas para fazer matrículas. É o momento de maximizar a conversão de inscrições”, diz Infante. “Por isso, as IES que conseguiram construir um topo de funil e inscrição antes têm, agora, um cenário mais favorável em termos de custo de aquisição”, completa.
Leia mais: Como a pandemia mudou a captação de alunos no ensino superior
Cursos mais procurados em 2022.2
A última pesquisa Termômetro de Captação apresentou um ranking dos cursos mais procurados durante a captação de alunos no segundo semestre de 2022. Confira, abaixo, quais as graduações em alta na preferência dos alunos nas modalidades presencial e a distância.
Top 10 cursos presenciais
Na modalidade presencial, 80% da demanda está concentrada em 16 cursos, com destaque para Direito e Psicologia – duas graduações que não são ofertadas no EAD.
- Direito 15,9%
- Psicologia 11,2%
- Enfermagem 6,8%
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas 6,4%
- Administração 5,6%
- Odontologia 3,7%
- Biomedicina 3,5%
- Farmácia 3,5%
- Educação Física 3,5%
- Fisioterapia 3,3%
Leia mais: MEC recua e suspende autorização para Psicologia EAD
Top 10 cursos EAD
No EAD, a preferência dos alunos está mais pulverizada: 80% da demanda fica concentrada em 31 cursos. As graduações de Administração e Pedagogia são as mais procuradas.
- Administração 10,5%
- Pedagogia 10,2%
- Ciências Contábeis 7,8%
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas 6,6%
- Educação Física 3,3%
- Gestão de Recursos Humanos 3,2%
- Processos Gerenciais 2,3%
- Marketing 2,2%
- Estética e Cosmética 2,1%
- Farmácia 2,1%
A pesquisa Termômetro de Captação completa e a análise do fundador e sócio-diretor da consultoria Educa Insights, Daniel Infante, estão disponíveis neste link.
Comments