Algetec é finalista de prêmio global que reconhece inovações em educação

Redação • 31 de julho de 2025

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    A Algetec foi anunciada nesta quarta-feira (31) como uma das dez finalistas globais do Global EdTech Prize, na categoria Start-Ups. O prêmio, criado em 2025 pela organização britânica T4 Education, reconhece tecnologias educacionais que enfrentam desafios cruciais da sala de aula.


    Parte do ecossistema da
    +A Educação, a empresa disputa o prêmio com seus Laboratórios Virtuais, que oferecem simulações realistas de experimentos nas áreas de engenharia, saúde e ciências sociais aplicadas. Desenvolvidas em parceria com universidades e alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), as simulações podem ser acessadas a qualquer hora, em qualquer lugar. Hoje, são mais de mil  práticas disponíveis.

    Tecnologia permite treinar procedimentos com segurança e precisão, ampliando o acesso à prática em cursos semipresenciais (Crédito: Plataforma A/Divulgação)

    Além da solução digital, a Algetec oferece laboratórios físicos modulares, projetados para otimizar recursos das instituições de ensino e viabilizar a implementação de práticas experimentais mesmo em contextos com infraestrutura limitada. Com equipamentos didáticos de alta durabilidade e usabilidade, esses laboratórios permitem que os estudantes transitem do ambiente virtual para a experimentação concreta, consolidando o aprendizado por meio da aplicação prática dos conhecimentos.

    O diferencial está justamente na integração entre os dois formatos. “O aluno primeiro experimenta com segurança no ambiente virtual. Depois, consolida o aprendizado com experimentos reais em equipamentos físicos”, explica Vinicius Dias, o CEO da companhia.


    A abordagem integrada ajuda universidades a democratizar o ensino prático, reduzir custos, escalar a oferta de experiências laboratoriais e preparar melhor os alunos para o mercado. Segundo a Algetec, seus produtos estão presentes em instituições da América Latina e da Europa.


    “O que vocês e os demais finalistas fizeram foi colocar a inovação a serviço da humanidade”, afirmou
    Vikas Pota, fundador da T4 Education, no anúncio oficial. “Ao usar a tecnologia para resolver os maiores desafios da educação, estão fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.”


    Preparativos para a grande final


    O Global EdTech Prize reconhece soluções educacionais de alto impacto em três categorias: 1) Start-Ups; 2) grandes empresas (Majors) e 3) organizações sem fins lucrativos. Os vencedores serão anunciados em 16 de novembro, durante o
    World Schools Summit, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.


    Até lá, as iniciativas finalistas passam por uma etapa de avaliação conduzida por especialistas, investidores e formuladores de políticas públicas. Três projetos de cada categoria avançam para a rodada final, quando serão apresentados a educadores de diversas partes do mundo — responsáveis por escolher os vencedores em votação secreta.


    Veja quais tecnologias educacionais estão deixando sua marca no cenário global da aprendizagem:

    Sobre a Algetec


    Fundada em 2011 por dois professores dedicados ao ensino prático, a Algetec nasceu da necessidade de unir teoria e prática em cursos de engenharia e saúde, inicialmente com bancadas construídas “na garagem” da empresa. Com sede em Salvador (BA), hoje integra o grupo +A Educação e atende mais de 500 instituições na América Latina, com soluções que combinam equipamentos físicos e laboratórios virtuais.


    Conheça sua proposta para transformar a educação superior:

    Por Redação

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

     Categorias

    Ensino Superior

    Ensino Básico

    Gestão Educacional

    Inteligência Artificial

    Metodologias de Ensino

    Colunistas

    Olhar do Especialista

    Eventos

    Conteúdo Relacionado