Em texto recente para o blog da Blackboard, Katie Blot, vice-presidente de Serviços de Educação da Blackboard, relembra quatro tendências principais que tornaram a adoção da tecnologia fator imprescindível nas instituições de ensino superior. Primeiro veio o crescimento do número dos alunos digitais, atrelado à ascensão do aluno não tradicional. Houve também, segundo Katie, um maior reconhecimento da necessidade de engajamento dos alunos pelos gestores e, especialmente, da importância dos dados, cada vez mais disponíveis.
Para Katie, essas tendências criaram um novo imperativo para o uso cada vez abrangente da tecnologia no ensino e na aprendizagem. Não é possível voltar atrás e, por isso, os gestores precisam se preparar o quanto antes para este novo momento da educação. Katie, que orienta uma equipe de mais de mil pessoas para gerar novas oportunidades de mercado, desenvolver a capacidade organizacional e a excelência operacional, cita cinco dicas de como começar.
1. Opte por barreiras de adoção mais baixas para professores que ainda não estão confortáveis com a tecnologia. No entanto, é importante também manter os alunos, mais familiarizados com o mundo digital, engajados. Escolha uma tecnologia que seja fácil de usar, mas que não frustre os nativos digitais.
2. Engaje os professores digitais e converta os resistentes. Capacite os professores que adotam as novas tecnologias a influenciarem seus pares e identique os profissionais mais resistente. Marque reuniões com eles e explique como uma maior adoção da tecnologia pode ajudar no sucesso do aluno e atenda as suas expectativas para convertê-los em defensores.
3. Busque sucessos de curto prazo que impactem o dia a dia do aluno. Apresente uma tecnologia que afeta diretamente os estudantes e mostre aos professores como ela os ajuda a ter sucesso e melhora seus fluxos de trabalho. Os dados são seus aliados: use-os como argumentos.
4. Tenha parceiros para as melhores práticas. Envolva ou consulte uma equipe que entenda o uso da tecnologia ao longo de todo o ciclo de vida do aluno e que possa ajudar a melhorar a eficácia do corpo docente. Treinamentos e consultorias focadas no apoio aos professores ajudam a aumentar a adoção da tecnologia nas Universidades em longo prazo.
5. Crie expectativas consistentes de uso da tecnologia para que a experiência do aluno seja envolvente, independentemente do departamento, curso ou o professor. Permita a liberdade acadêmica dentro de cursos, mas proponha modelos de práticas eficazes e as torne disponíveis. Defina “diretrizes mínimas” de navegação e outros itens-chave para que a experiência do estudante seja consistente.
Quer ir mais longe? Em entrevista realizada no ano passado, Katie Blot enumerou as principais tendências para o ensino superior até 2020. A tecnologia, não há dúvidas, é uma delas. No dia 19 de março, este será um dos temas do Encontro de Lideranças: Desafios da Educação. O evento acontece em Brasília e é promovido pela Blackboard, pelo Grupo A Educação, e em parceria com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos.
Comments