RIO DE JANEIRO (RJ) – Terminou na última quarta-feira o 28° CIAED (Congresso Internacional Abed de Educação a Distância). Entre os dias 15 e 18 de outubro de 2023, centenas de educadores participaram do evento realizado no Centro de Convenções Riocentro, na capital fluminense.
A programação do CIAED 2023 foi direcionada à educação híbrida e à hibridização da educação. O tema fora destaque em 2019, mas a organização do CIAED entendeu que era preciso reforçá-lo.
“Fazemos isso não pela falta de novos possíveis temas, mas pelo aumento em importância, abrangência e diversidade que a hibridização ganhou na sociedade”, explica Romero Tori, presidente do conselho científico da Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância).
Acompanhe abaixo a cobertura especial do 28º CIAED
Modelagens para experiências hibridas no ensino superior
A programação do 28º CIAED inclui diversas palestras, apresentações e debates. Na mesa Modelagens de aprendizagem para experiências hibridas na graduação e na pós-graduação, na segunda-feira (16), os convidados analisaram cases reais e práticos.
Para Karen Sasaki, gerente acadêmica da Unit (Grupo Tiradentes), a presencialidade continuará importante nos cursos de educação a distância (EaD). “Os alunos continuam com vontade de encontros presencias, mas com outras finalidades”, explicou, referindo-se a atividades práticas.
Cases de ensino a distância da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), sob liderança do professor mestre Nellis Oliveira, e da PUC-Rio, com Fernanda Pina, também foram apresentados.
Insights da educação híbrida, por Daiana Rocha
Gerente Executiva da +A Educação, Daiana Rocha compartilhou com o portal Desafios da Educação os destaques do debate:
- Montar currículos hibridizados e não com disciplinas fragmentadas que atendem um ou outra modalidade;
- É possível, sim, fazer modelagens personalizadas e ao mesmo tempo escaláveis;
- A modalidade de ensino é o meio, não o fim;
- Para criar modelagens de aprendizagem, é preciso pensar em produtos que ofereçam maior experiência para os alunos. Para isso, entender o perfil desses alunos é fundamental,
- Não existe receita, existe método. Mas mesmo utilizando métodos os resultados serão diferentes em cada IES;
- Criar modelagens de aprendizagem, não significa empilhar conteúdo em trilhas, mas sim co-criar em conjunto com professores e coordenadores, atuar com a realidade da IES, do aluno e se manter atento aos feedbacks contastes.
Um novo jeito de fazer pós-graduação
Daiana Rocha e Fernanda Pina também apresentaram um artigo no 28° CIAED, relatando a exitosa experiência da pós-graduação lato sensu na PUC-Rio. O material explica como foram modelados os quatro cursos de formação digital implementados pela Escola de Informática da instituição, bem como seus resultados. Também antecipa a criação de dois cursos na área de Economia Criativa e outros quatro no Direito.
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“Aprendizagem híbrida exige mudança de mindset”
Essa foi a tônica da palestra Metodologia híbrida e os novos modelos educacionais, proferida pela coordenadora de Negócios da +A Educação, Raphaela Novaes de Moraes, durante o 28º CIAED. Na fala, ela citou os quadrantes híbridos da ABMES, explicou sobre a importância da intensionalidade pedagógica e deu ideias de ferramentas e metodologias para alcançar a excelência da educação híbrida.
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Em defesa da educação continuada para professores
Uma mesa-redonda intitulada Transformação digital e inovação estratégica por meio da formação continuada de docentes chamou atenção no 28° CIAED pela urgência do tema. O encontro aconteceu na terça-feira (17).
Gustavo Hoffmann, head de consultorias da Plataforma A, resume o encontro: “A gente fala dessa necessidade de transformação do currículo, de colocar novas metodologias ativas de aprendizagem, de colocar no processo tecnologia educacional, mas a gente precisa falar mais de formação de professores – e aí eu incluo os tutores também”.
“Formação de professores não é só ir para as semanas pedagógicas, ali na semana que precede as aulas, um ciclo de palestras, oficinas”, acrescenta. “Formação é algo constante, permanente. O principal insight que eu tiro do evento é esse: que a gente precisa investir, olhar com muita atenção para a formação continuada de professores. Esse é um ponto nevrálgico para que a transformação da educação tão necessária realmente aconteça.”
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Como oferecer o futuro da educação – no presente e no 28° CIAED
A Plataforma A, uma das maiores empresas de educação do Brasil, marcou presença no 28º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Não apenas em palestras e plenárias, mas também com estande e um time de especialistas à disposição dos visitantes.
A edtech da +A Educação oferece soluções que dialogam tanto com as novas demandas do mercado quanto com as dores das instituições de ensino superior (IES). O maior exemplo disso é o LXP, um ecossistema semelhante a um campus virtual. Todas as soluções de conteúdo e tecnológicas se conectam e proporcionam uma interação fluida por parte dos alunos e facilitada para professores.
Com o LXP, as IES não precisam lidar com diferentes fornecedores para ensino, gestão e aprendizagem – pois encontram tudo na ferramenta.
*Este texto foi originalmente publicado em 16/10/2023, e atualizado para 20/10/2023. A alteração do conteúdo incluiu um resumo com os destaques do 28º CIAED.
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