O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na sexta-feira (29), o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas acontecem nos dias 13 e 20 de novembro nas versões impressa e digital. Confira, abaixo, os detalhes sobre inscrições, provas e divulgação dos resultados.
Inscrições
As inscrições devem ser feitas entre os dias 10 e 21 de maio, na página do participante. Para quem não obteve isenção, a taxa de inscrição custa R$ 85 e deverá ser paga até o dia 27 de maio. Além disso, é necessário informar data de nascimento e CPF.
Participantes que obtiverem isenção da taxa de inscrição e não comparecerem às provas deste ano deverão justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2023, caso desejem solicitar nova isenção para exames posteriores.
O estudante deve optar pelo exame impresso ou digital. As modalidades possuem editais diferentes. Quem se inscrever na prova impressa não poderá se inscrever na digital – nem poderá alterar a opção após a inscrição ser concluída.
Leia mais: Como ajudar os alunos na reta final de preparação para o Enem
Provas
As provas do Enem 2022 acontecem nos dias 13 e 20 de novembro. Os portões ficam abertos entre às 12h e às 13h. Já o início do exame está marcado para às 13h30. No primeiro dia, o término das provas será às 19h. No segundo dia, às 18h30.
Ao todo, serão quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Apenas a partir de 2024, o Enem passará a contar com questões abertas ou discursivas.
Em 2022, no primeiro dia, o exame com 5h e 30 minutos de duração, contará com as seguintes provas:
- Linguagens, códigos e redação (língua Portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
No segundo dia, com duração de 5 horas, o exame contará com as seguintes provas:
- Ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias.
Leia mais: Novo Enem: o que muda na prova a partir de 2024?
Resultados
Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2022 serão divulgados no Portal do Inep, até o terceiro dia útil após o último dia de aplicação. O participante poderá ter acesso aos seus resultados individuais em data a ser divulgada posteriormente, mediante inserção do número do CPF e da senha, na página do participante.
Leia mais: Conheça o sistema de correção do Enem. E saiba como se sair bem na prova
Enem 2022 Digital
Segundo o edital do Enem 2022 Digital, o número de inscrições será limitado. Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes a optarem pela modalidade.
A aplicação das provas acontecerá em locais autorizados pelo Inep nos estados, no Distrito Federal e nos municípios indicados. O participante deverá comparecer ao local e não será possível fazer a prova em computador particular.
Confira, neste link, a íntegra do edital do Enem 2022 Digital.
Confira, neste link, a íntegra do edital do Enem 2022 Impresso.
Leia mais: As mudanças do SAT, o “Enem Americano”. E o futuro do vestibular digital
Com informações da Agência Brasil.
Comments