Ganhando ainda mais musculatura na região Nordeste, onde é líder em alunos matriculados, a Ser Educacional concluiu na segunda-feira (5) a aquisição da Unifasb (Centro Universitário São Francisco de Barreiras). A instituição fica em Barreiras, no interior da Bahia, a 860 quilômetros de distância da capital Salvador. O valor nominal da transação é de R$ 210 milhões.
A Unifasb tem aproximadamente 1,6 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação nas área de Direito, Agronomia, Administração, Ciências Contábeis, Biomedicina, Psicologia e Enfermagem, além de Medicina.
Aquisição fortalece Medicina e novos negócios
A aquisição fora anunciado em dezembro. Janyo Diniz, CEO da Ser Educacional, informou à época que a Unifasb tinha 80 vagas anuais no curso de Medicina – ou 96 vagas, considerando as vagas disponibilizadas via Prouni e Fies.
Desde 2020, esta é a terceira aquisição da Ser Educacional com foco em vagas do curso de Medicina. Além da Unifasb, adquiriu a Unifacimed (Centro Universitário de Ciências Biomédicas de Cacoal) e a Unesc, ambas em Rondônia.
Com as três IES, o grupo dono da Uninassau chega a 473 vagas de Medicina. Isso significa um aumento de 76%, mas pode chegar a 114%. A possibilidade está atrelada ao earn out na Unesc, que aguarda a aprovação do Ministério da Educação para mais 100 vagas. Assim, a Ser pode oferecer até 573 vagas anuais em Medicina (veja abaixo).
A intenção da Ser Educacional, contudo, não é apenas fortalecer a atuação no segmento premium de Medicina. O grupo fundado em 2003 e com sede no Recife (PE) também espera usar os cursos de forma estratégica – pois a reputação da Medicina dá visibilidade e pode servir de porta de entrada para outros negócios.
“A gente não quer ser player de Medicina. A gente quer que Medicina seja parte do negócio, até porque tem os riscos regulatórios. O que a gente não quer mais passar é situações onde somos extremamente dependentes de um produto só”, disse Rodrigo Alves, diretor de relações com investidores da Ser Educacional, em teleconferência para apresentação de resultados na semana passada.
Janyo Diniz, além de reconhecer o incremento das vagas da Unifasb, ressalta sua área de abrangência. “A localização da instituição é excelente, pois está no coração da região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e possui o maior PIB per capita do Norte-Nordeste, e está em franco crescimento por conta da força do agronegócio”, manifestou o CEO em fato relevante.
Disposta a fazer novas aquisições em 2021, a Ser seguirá de olho em faculdades de Medicina e também para oportunidades no segmento de educação a distância.
Além de firmar posição na região Nordeste e Norte, onde também é líder em alunos matriculados, a Ser Educacional vem explorando outras regiões do país. Atualmente, o grupo opera marcas como Uninassau, Uninabuco, UNG, Unama, Univeritas, Uninorte, Unijuazeiro e Unifacimed.
Comments