Com o novo módulo, programas de pós-graduação poderão marcar produtos mais relevantes na Coleta Capes 2020
Uma vez por ano, cada programa de pós-graduação (PPGs) no Brasil deve prestar conta sobre as atividades desenvolvidas no ano anterior. Esse processo é conhecido como Coleta Capes e faz parte da avaliação quadrienal.
O Coleta Capes 2020 se encerra no dia 31 de maio* e marcará o fechamento da avaliação quadrienal (2017-2020). Além disso, a novidade é o módulo de destaques na Plataforma Sucupira . Os PPGs de Stricto Sensu poderão marcar suas produções mais relevantes e que evidenciem a importância de suas ações.
“Para fazer essa classificação, os programas precisam se atentar para a informação das áreas específicas, como o número e o tipo de produtos que devem ser destacados, assim como a justificativa das escolhas”, afirma a consultora do Grupo A Educação, Daiane Folle.
Antes de destacar os produtos, os PPGs devem registrar as produções no Coleta Capes até o dia 31 de maio – e IES faz a homologação até o dia 10 de junho. Depois, os coordenadores terão o mês de maio para fazer a indicação dos destaques.
As opções do módulo de destaque
O módulo de destaques do Coleta Capes possui cinco abas. Dessas, quatro já estão ativas na plataforma.
Produções para qualificação
Inclui todo e qualquer tipo de produção feita pelo programa – inclusive o que já foi coletado pela Capes desde 2017. Os coordenadores dos PPGs podem adicionar qualquer produção bibliográfica, técnica, artística e eventos, tudo o que desejam que seja avaliado pelas comissões da Capes.
Trabalhos de conclusão/produção
Podem ser selecionados artigos e trabalhos de conclusão, como teses, dissertações ou equivalentes, no caso da modalidade profissional. Os coordenadores podem enviar justificativas e anexos sobre a importância das produções.
Produções dos docentes
Trata-se da relação individual da produção dos professores. O programa pode selecionar as produções de destaque entre os trabalhos dos docentes. Mas atenção: o número de produções dos professores deve ser proporcional ao tempo que ele esteve no programa durante os quatro anos de avaliação.
Leia mais: Como funcionará o novo modelo de avaliação multidimensional da Capes
Produções do ciclo avaliativo
Os programas podem escolher entre cinco a dez produções do tipo, independentemente da produção e do ano do quadriênio em avaliação.
Egressos
Os programas precisam citar cinco casos notáveis para cada um dos últimos três quadriênios. É importante se inteirar da ficha de avaliação e os documentos orientadores porque existem áreas que pedem mais casos. Se o PPG é novo e não excede o máximo de produções pedidas, o coordenador deve destacar todos os egressos.
*Este conteúdo foi alterado em 19/04/2021 para incluir a alteração da data do Coleta Capes, conforme a PORTARIA GAB Nº 63, DE 16 DE ABRIL DE 2021.
Comments