Especialistas apostam ainda em um novo ciclo da educação superior no Brasil, com a “hibridização” da maioria dos cursos.
Certamente as instituições de ensino superior têm uma escolha decisiva a fazer. Ou produzem seu próprio conteúdo EAD ou contratam o serviço de uma empresa de soluções educacionais. Antes de tomar uma decisão, qualquer gestor de IES deve pesar as vantagens e desvantagens de cada alternativa.
Ao refletir sobre dar conta do recado sozinho, o gestores pode ter três preocupações. Em primeiro lugar, qual é a capacidade para atender a demanda de forma interna?
Mais do que isso: vale a pena alocar o capital intelectual nessa tarefa? E essa internalização da produção de conteúdo dificulta ou facilita o desenvolvimento e o crescimento da minha IES?
Parceiros agregam escalabilidade ao negócio
A principal vantagem da contratação de conteúdo EaD é a escalabilidade. Se a ideia da IES é expandir o número de cursos e o percentual de aulas a distância, dificilmente sua equipe de produção – caso ela exista – dê conta da demanda. Via de regra, a maioria dos times internos são pequenos e acumulam outras funções além de gerar conteúdo.
Por outro lado, as grandes empresas de soluções educacionais possuem equipes especializadas e multidisciplinares capazes de entregar materiais em larga escala dentro dos prazos combinados.
Foi isso que atraiu a Universidade Tiradentes (UNIT), por exemplo. Quando decidiu que era hora de aumentar o portfólio de graduações disponíveis, a instituição encontrou na Sagah a parceria ideal para enfrentar o desafio.
Segundo a gerente acadêmica da UNIT, Karen Sasaki, a escolha também levou em conta a possibilidade de ter um conteúdo EAD atualizado constantemente, conforme as necessidades da IES. Além disso, o potencial de inovação acadêmica que a empresa oferece aos alunos favoreceu a decisão.
Inovação acadêmica faz parte do pacote
A inovação acadêmica citada por Sasaki, da UNIT, é outra grande vantagem de optar pela produção externa de conteúdo EAD. Recursos tecnológicos de ponta – como Realidade Aumentada e Virtual – e metodologias ativas alavancam o processo de ensino e aprendizagem.
As Unidades de Aprendizagem para Ensino Superior da Plataforma A é uma dessas opções. São milhares de aulas que contemplam 77 cursos modulares para oferta em todas as modalidades. Baseadas em metodologias ativas, incentivam a interação e permite adequar as trilhas de aprendizagem a diferentes perfis de alunos.
E os estudantes ganham com a flexibilidade de poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. As UAs são acessadas a partir de vários dispositivos, como smartphone, chromebook e desktop.
Boa parte das universidades brasileiras não dispõem de recurso financeiro para desenvolver soluções como essas do zero. Ao contratar uma empresa parceira, a IES dá um grande passo rumo à inovação e à qualidade do ensino e da aprendizagem.
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