Metodologias ágeis, design thinking e processos criativos estão cada dia mais presentes na pauta de gestores e lideranças, sempre buscando o desenvolvimento de diálogos produtivos e a aceleração de desempenho por parte dos colaboradores.
O World Café é uma dessas metodologias, ainda pouco explorada, mas de grande efetividade quando o assunto é colaboração e inteligência coletiva. Ela é uma metodologia de conversação que envolve pequenos grupos em mesas redondas, onde há espaço para que possam compartilhar experiências, ideias e desenvolver um ambiente de aprendizagem colaborativo de alto desempenho.
A idealização é de Juanita Brown e David Isaacs, cujo objetivo surgiu como uma oportunidade da troca de opiniões em uma conversa informal, como numa reunião de amigos na hora do café.
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Para que a metodologia World Café possa ser significativa para todos os participantes, é importante que haja consciência de propósito para a reunião, ou seja, é preciso estabelecer um motivo e levantar uma questão para que os membros possam discutir e chegar ao objetivo.
Uma das diretrizes do World Café também está diretamente ligada ao espaço onde acontecerão as reuniões dos grupos. Ambientes receptivos e de estrutura leve tendem a favorecer o diálogo e contribuem para a atmosfera acolhedora.
Outro ponto fundamental é incluir e estimular todos os participantes a contribuírem com suas opiniões, entendendo que cada um irá possuir opiniões diferentes, estilos de vida variados e vontades opostas. O respeito é palavra-chave.
Estrutura da metodologia
- Deve ter 12 ou 16 pessoas no mínimo e os membros devem ser divididos em pequenos grupos de 4 pessoas por mesa;
- Estabeleça um padrão para a dinâmica, como por exemplo 3 rodadas de 20 minutos cada;
- Levante uma questão relevante para o debate;
- Os membros devem trocar de mesa de forma aleatória a cada rodada;
- O ideal é que se escolha um anfitrião para cada mesa, permanecendo fixo para conduzir e atualizar os novos convidados sobre os principais insights da rodada anterior;
- Na nova rodada cabe ao anfitrião relatar brevemente os assuntos discutidos com o grupo anterior e novamente retoma-se o diálogo produtivo com os novos membros;
- Ao final da última rodada, existe o momento de compartilhar, em que todos os participantes podem opinar, geralmente dispostos em roda, relatando o que mais chamou atenção nas conversas das mesas.
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Cada mesa pode conter materiais de apoio como cartolinas, canetinhas, post-it e outros objetos que auxiliem os participantes a expor suas ideias e pensamentos. Mas lembre-se de que esses itens não devem ser utilizados para anotações em formato de ata, mas sim como forma dos participantes exteriorizarem seus argumentos, seja com desenhos, rabiscos, frases etc.
É possível deixar o ambiente mais estimulante ao oferecer algum tipo de aperitivo ou bebida para a conversa, como cafés ou chás e alguns petiscos. Isso torna a reunião mais informal e mais pessoal, fazendo com que a mente trabalhe mais facilmente.
O World Café em sala de aula
A metodologia World Café pode ser aplicada em diferentes formatos e situações, como política, ONGs, e claro, nas instituições de ensino. Dentro da sala de aula os professores podem adaptar o contexto da disciplina para promover conversações mais profundas a respeito de determinado tema.
O professor deve ter em mente que o propósito do World Café não é transmitir conteúdo aos alunos, mas fazer com que eles sejam responsáveis por levantar o debate e questões relevantes.
De acordo com a metodologia, um dos segredos para o sucesso da dinâmica está na pergunta que será proposta ao grupo. A organização diz que uma pergunta poderosa deve:
- Ser simples e clara;
- Provocar o pensamento;
- Gerar energia;
- Enfoca a indagação;
- Aflorar suposições inconscientes;
- Abrir novas possibilidades.
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A diversão deve ser outro aspecto promovido pelos professores, a fim de fazer com que os alunos fiquem mais tranquilos. Normalmente remete-se reuniões e dinâmicas como algo mais formal, sempre sob a supervisão de alguém. Aqui a intenção é totalmente o oposto, é dar liberdade aos alunos.
Os criadores do método recomendam que a execução do World Café:
- Foque no que importa;
- Contribua com o seu pensamento;
- Fale através de sua mente e seu coração;
- Escute para compreender;
- Ligue e conecte ideias;
- Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas;
- Brinque, rabisque, desenhe – escrever nas toalhas de mesa é desejável.
Observe elementos da disciplina que os alunos demonstrem mais afinidade e então sugira a dinâmica, você verá que em pouco tempo os alunos vão desenvolver a capacidade de levantar questões profundas, ao mesmo tempo que conseguem trazer também a solução para o problema apresentado.
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Promover conversação colaborativa é um dos melhores caminhos para que seja possível desenvolver habilidades comportamentais, as famosas soft skills. Em um ambiente estimulante, os alunos e professores estão expostos aos desafios de questões que exigem criatividade.
Ao mesmo tempo, o espaço colaborativo pede inteligência emocional para compreender diferentes pontos de vista, liderança do anfitrião da mesa para expor com clareza os pontos levantados, pensamento crítico e resolução de problemas.
Uma dinâmica de uma hora, por exemplo, permite que os alunos observem diferentes opiniões e possam aos poucos ir construindo também a sua bagagem de raciocínio lógico de acordo com o tema.
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