Por Katia Smole
O ano de 2020 começou e certamente há perguntas que os educadores de diferentes níveis se fazem a respeito do ensino e da aprendizagem da matemática, em especial no ano em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começa a chegar nas escolas.
Alguns livros nos ajudam a refletir sobre temas importantes na implementação da BNCC, tais como o desenvolvimento das capacidades de resolver problemas e comunicação em matemática, ou de como ensinar probabilidade e estatística no ensino fundamental.
Outros livros, baseados nos estudos de neurociências, são úteis para entender que todos são capazes de aprender matemática e como reorganizar os princípios da aula para que a aprendizagem aconteça em qualquer fase da escola. A convite do Desafios da Educação, fiz a seguinte lista com 10 livros de matemática.
Leia mais: Webinar: o que os alunos querem (e precisam) aprender em matemática
Matemática no ensino fundamental
Eu considero que um dos desafios que todos teremos nas escolas em 2020 será a implementação da BNCC. Por isso, indico este livro de matemática que apresenta estudos de temas de quase todas as grandes ideias chave trazidas na Base. Desde os fundamentos que permitem compreender a importância e como desenvolver as competências específicas da área, até a abordagem das unidades temáticas que constituem inovação nas propostas curriculares do ensino fundamental – tais como a álgebra nos anos iniciais e a probabilidade e estatística no ensino fundamental. O livro pode orientar os professores em formação inicial e continuada a desenvolver uma compreensão real da disciplina aplicada em sala de aula. O texto é claro, com muitos exemplos de atividades para sala de aula e reflete os benefícios de uma educação matemática centrada no aluno.
Título do livro: Matemática no Ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula
Autor: John A. Van de Walle
Editora: Penso
Ano: 2009
Nº de páginas: 584 (e-pdf)
Preço médio: R$ 104,00
Mentalidades matemáticas
Quem não conhece alguém com uma história de fracasso, frustração ou medo em relação à matemática, não é mesmo? Mas isso não deveria ser assim, uma vez que todo ser humano é capaz de aprender. Neste livro, Jo Boaler apresenta os principais motivos pelos quais a matemática escolar tem sido difícil e causado tantas impressões ruins nos estudantes, e com base em sua extensa pesquisa, revela como professores, gestores e pais podem não apenas ajudar a mudar ideias e experiências matemáticas na escola, como evitar que as crenças negativas se instalem. Com exemplos claros, a autora apresenta no livro um verdadeiro guia a ações práticas que podem ser implementadas dentro e fora das salas de aula para tornar a aprendizagem da matemática acessível para todos os alunos gerando nas pessoas uma mentalidade de crescimento.
Título do livro: Mentalidades Matemáticas – Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador
Autor: Jo Boaler
Editora: Penso
Ano: 2017
Nº de páginas: 272
Preço médio: R$ 97,00
Leia mais: Em novo livro, Jo Boaler apresenta modelos de ensino de matemática
O que a Matemática tem a ver com isso?
Ao longo da minha experiência profissional como professor e formadora de professores que ensinam matemática eu aprendi que se há um desejo comum entre família e escola, ele diz respeito a saber como apoiar mais os estudantes para que eles aprendam matemática. Esse é um dos principais temas deste livro no qual, Jo Boaler volta ao tema da mudança de visão das pessoas em relação à matemática escolar, saindo do sentimento de fracasso para a mentalidade de crescimento. A autora apresenta como é possível mudar as estratégias mais tradicionais de ensino na sala de aula para outras capazes de transformar as experiências matemáticas dos alunos. Ela também apresenta várias sugestões para os pais apoiarem os filhos para que eles desenvolvam a autoconfiança de que são capazes de aprender matemática.
Título do livro: O Que a Matemática Tem a Ver com Isso? Como Professores e Pais Podem Transformar a Aprendizagem da Matemática e Inspirar Sucesso
Autor: Jo Boaler
Editora: Penso
Ano: 2019
Nº de páginas: 224
Preço médio: R$ 64,00
Ensino de frações e números decimais
Este livro que escrevi em parceria com Maria Ignez Diniz, um grupo de professoras de ensino fundamental e especialistas em formação inicial e continuada de educadores, faz parte da coleção Cadernos Mathemoteca, que tem como objetivo apresentar uma proposta didática de ensino pautada pelo desenvolvimento de habilidades de pensamento, em especial aquelas relacionadas à resolução de problemas. Para isso, cada livro faz um recorte de alguns objetos de conhecimento abordados na BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental e apresenta uma forma específica de ensino, que inclui o desenvolvimento da leitura e escrita em matemática. Este volume trata das frações e dos decimais, e aborda o tema com a utilização de materiais manipulativos como recurso para favorecer a compreensão das habilidades e procedimentos matemáticos a eles associados. Em cada atividade encontra-se indicado o ano em que deve ser aplicada, facilitando sua utilização pelo professor em sala de aula.
Título do livro: Materiais Manipulativos para o Ensino de Frações e Números Decimais – Série: Mathemoteca Anos Iniciais do Ensino Fundamental – volume 3
Autor: Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz (Orgs.)
Editora: Penso
Ano: 2016
Nº de páginas: 160
Preço médio: R$ 70,00
Leia mais: Biblioteca Essencial do Professor: os livros de impacto na sala de aula
Ensino eficaz
Talvez porque eu tenha refletido tantas vezes com educadores de todas as fases da escola a respeito de como podemos entender as dificuldades dos alunos em aprender e a dos professores em ensinar matemática, eu tenha escolhido mais um livro que aborda o tema. No entanto, uma das coisas que eu mais aprecio neste livro de matemática é a meta bastante bem sucedida da autora em aproximar as teorias das pesquisas em educação matemática com efetivas formas de guiar o trabalho dos educadores em sala de aula. Ela se vale de uma abordagem holística, de orientação sociocultural para mostrar como todos os estudantes podem ser encorajados a aprender e se envolver com a matemática. Merece bastante destaque o capítulo no qual ela fala da tecnologia como aliada nos processos indissociáveis de aprender e ensinar matemática.
Título do livro: Ensino Eficaz de Matemática
Autor: Rosamund Sutherland
Editora: Penso
Ano: 2009
Nº de páginas: 184 (e-PDF)
Preço médio: R$ 64,00
Matemática na educação infantil
Se as obras mencionadas antes trazem informações mais amplas a respeito do que é importante ensinar em matemática e como fazer com que os alunos aprendam, eu escolhi esta obra organizada por Mabel Panizza por abordar esses temas simultaneamente em uma fase bem importante da escola básica, qual seja, educação infantil e anos iniciais. Há muitas coisas interessantes no livro, e sua leitura na integra é um presente para os educadores que desejam que sua sala de aula se transforme em um espaço fértil para que os alunos desde pequenos se encantem com a matemática. Mas eu sempre gosto de destacar que este livro de matemática traz muitas oportunidades para entender como os pequenos aprendem números, operações e geometria integrando conceitos teóricos com a prática educacional, por meio da articulação das pesquisas apresentadas com propostas para as aulas. Vale a pena ainda para entender como a resolução de problemas, a argumentação e a comunicação em matemática- temas tão relevantes na BNCC- ocorrem naturalmente para os alunos se houver planejamento deliberado para isso pelo professor.
Título do livro: Ensinar Matemática na Educação Infantil e anos iniciais: análises e propostas
Autor: Mabel Panizza
Editora: Penso
Ano: 2005
Nº de páginas: 188
Preço médio: R$ 59,90
Leia mais: A plataforma que disponibiliza conteúdo de matemática gratuitamente
Matemática para adolescentes
Na literatura nacional e internacional há inúmeros estudos que abordam o ensino e a aprendizagem para as crianças, mas já não acontece o mesmo em se tratando dos adolescentes. Por isso, quando eu ajudei na leitura e tradução desta obra que ajuda a entender como formar os educadores para trabalhar nessa fase escolar eu me encantei e desde então sempre a recomendo. Esse livro de matemática aborda questões bem importantes entre as quais destaco: quais os principais desafios dos professores ao ensinar matemática para adolescentes? Como melhorar o desempenho em sala de aula, contribuir para desenvolver o raciocínio dos alunos e motivá-los a participar ativamente das atividades? Os autores Paul Chambers e Robert Timlin mostram como preparar planos de aula, como fazer um bom uso de recursos e como avaliar o progresso dos alunos efetivamente. Com um foco prático, os autores propõem atividades para professores iniciantes e experientes e trazem, a cada capítulo, orientações sobre como se tornar um profissional reflexivo, abordando desde o ensino da matemática até o desenvolvimento de uma formação profissional continuada.
Título do livro: Ensinando Matemática para Adolescentes
Autor: Paul Chambers e Robert Timlin
Editora: Penso
Ano: 2015
Nº de páginas: 288
Preço médio: R$ 88,00
Motivar estudantes do ensino médio
Posamentier e Krulik têm sido autores referências para as questões da educação matemática no mundo. Em especial com estudos importantes a respeito do papel da resolução de problemas no ensino e na aprendizagem de matemática, além de pesquisas a respeito do desenvolvimento de competências matemáticas pelos estudantes. Alguns dos estudos mais conhecidos desses autores são revistos e organizados neste livro, para apresentar aos educadores matemáticos dos jovens do ensino médio um conjunto de estratégias didáticas que podem ser aplicadas a diversos tópicos da matemática, e em todas as séries da última etapa da educação básica. O objetivo é despertar o interesse dos estudantes e ajudar os professores a desenvolver suas próprias formas de tornar a matemática atraente por meio de aulas criativas, emocionantes e bem-sucedidas.
Título do livro: A Arte de Motivar os Estudantes do Ensino Médio para a Matemática
Autor: Alfred S. Posamentier e Stephen Krulik
Editora: AMGH
Ano: 2014
Nº de páginas: 128
Preço médio: R$ 66,00
Leia mais: Ensino médio: um status sobre a implementação do novo currículo
Estatística para os anos iniciais do fundamental
Uma das inovações que a Base Nacional Comum Curricular trouxe para o ensino da matemática na escola básica foi a unidade temática Estatística e Probabilidade. Por isso, eu considero este livro muito especial e merecedor de atenção por parte dos professores, e de formadores de professores dos anos iniciais do fundamental. Eu arrisco dizer que, pela abordagem e profundidade dos temas na obra, até os professores de anos finais do fundamental podem estudar as propostas que ele traz. A formação plural, experiência com docência e pesquisa fizeram com que as autoras produzissem um material de qualidade e de expressiva contribuição para a Educação Estatística. Na obra elas abordam conceitos estatísticos presentes na unidade temática de Probabilidade e Estatística da BNCC com atividades pedagógicas bem escolhidas e experimentais, a partir de temas presentes no cotidiano de estudantes e professores, o que facilita a compreensão dos das ideias estatísticas e de educação estatística envolvidas. Além disso, as propostas de atividades favorecem o desenvolvimento de competências específicas da área de matemática, o trabalho interdisciplinar e o protagonismo dos estudantes.
Título do livro: Estatística para os anos iniciais do ensino fundamental (e-book)
Autor: Irene Cazorla, Sandra Magina, Verônica Gitirana e Gilda Guimarães
Editora: SBEM
Ano: 2017
Nº de páginas: 122
Indagações, reflexões e práticas
Adair e Celi são duas professoras pesquisadoras de referência no país. Faz anos se preocupam com as questões do Letramento Matemático, a macro- competência escolhida como foco na BNCC de matemática na escola básica. Com esta obra, trazem luz às indagações, reflexões e práticas em leitura e escrita na Educação Matemática, mostrando como elas se integram a um amplo campo de pesquisa e de práticas. Os temas abordados se referem ao uso da língua nas diferentes áreas do currículo da educação Básica; às questões de escrita; à oralidade matemática na Infância; e à perspectiva dos gêneros textuais nas aulas de Matemática. Com uma abordagem voltada a relacionar pesquisa e prática, a obra ajuda a desconstruir a ideia que ler e escrever são elementos das aulas de língua portuguesa e não das aulas de matemática.
Título do livro: Indagações, Reflexões e Práticas Em Leituras e Escritas na Educação Matemática
Autor: Adair Mendes Nacarato e Celi Espasadin Lopes (Orgs.)
Editora: Mercado de Letras
Ano: 2013
Nº de páginas: 304
Preço médio: R$ 66,00
Leia mais: As principais tendências da educação para 2020
Sobre a autora
Katia Smole é doutora em Educação, diretora do grupo de formação e pesquisa Mathema e ex-chefe da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Diante da contribuição e orientação valiosa é desnecessário dizer o quanto irá me ajudar no ensino dos meus alunos do 3° e do 5° ano do F1 e na formação de professores que sempre está na minha agenda. Para mim suas recomendações é de inteira confiança, pois já trabalhei na Rede Salesiana em Recife (Colégio Maria Auxiliadora) durante nove anos e meio e participei de formações com você. O que aprendi trabalhando com livros didáticos pensados por você colabora significativamente até hoje para o meu trabalho como docente e formadora. Um abraço, obrigada!
Qual livro de matemática que contém exercícios de tabuada pra praticar? estou perdido ou seja um livro que tenha assuntos teóricos de número, numerais, algarismo, depois tabuada mais importande aí que vem calcular as quatro operações. Por favor me me indica um livro