Ao examinar os pontos fortes e fracos da educação a distância (EAD) em nível global, além de oportunidades e ameaças a sua qualidade, o Conselho Internacional para Educação Aberta e a Distância (ICDE, em inglês) produziu o estudo Qualidade global em educação online, aberta, flexível e aprimorada por tecnologia.
O portal Desafios da Educação produziu um resumo do estudo, apontando que apesar do crescimento da EAD em muitos países, os cursos e programas ainda apresentam elevado grau de desigualdade.
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Os termos usados no estudo podem parecer confusos para o leitor brasileiro – devido ao tratamento diferente. Explicamos, abaixo, o que quer dizer cada termo.
Educação aberta
A expressão “educação aberta” é uma espécie de guarda-chuva para um conjunto de práticas de ensino-aprendizagem que mira o livre acesso a oportunidades de aprendizado por meio de recursos da EAD.
O termo “aberta” faz referência ao tipo de licença – o material é oferecido com recursos livres de direitos autorais. Aqui, há a oferta de cursos ou recursos educacionais “grátis”. Os mais comuns são os cursos massivos online conhecidos como MOOCs.
Educação flexível
A educação flexível une o ensino presencial ao ensino a distância. A depender da metodologia do curso, pode ser interpretado como semipresencial ou mesmo ensino híbrido.
Aprendizagem aprimorada por tecnologia
Já a aprendizagem aprimorada por tecnologia é uma categoria bastante ampla, que não tem uma definição particularmente definida. Contudo, pode-se dizer que a TEL (sigla para Technology Enhanced Learning) se faz presente sempre que a tecnologia aprimora a experiência de aprendizado.
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