O Brasil poderá contar, a partir de 2020, com até 17 cursos de mestrado na modalidade a distância. A projeção tem como base o número de pedidos para Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), cujo edital foi encerrado em 9 agosto de 2019.
Das 652 demandas entregues à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 17 são de cursos de mestrado EAD – nove da área de humanas, cinco multidisciplinares, dois de ciências da vida e um de exatas. As deliberações devem ocorrer a partir de abril de 2020.
Parte das propostas são dos grupos Yduqs (antiga Estácio), Cruzeiro do Sul e Ser Educacional, de acordo com o portal de notícias Terra.
A Ser solicitou abertura de um curso de mestrado a distância em Administração para a Universidade da Amazônia (Unama), mas também projeta para o ano que vem a submissão de propostas para a Uninassau, do Recife, e à Universidade de Guarulhos (Univeritas/UNG). A Cruzeiro do Sul solicitou um mestrado EAD em Estudos da Linguagem.
Leia mais: Os planos da Cruzeiro do Sul para mestrados EAD
Mestrados EAD vão descentralizar cursos
A modalidade a distância para mestrados e doutorados foi regulamentada pela Capes em dezembro do ano passado – e, desde então, despertou atenção de estudantes, professores, acadêmicos e profissionais.
Uma das principais vantagens da nova oferta é a interiorização da pós-graduação no Brasil, o que tende a diminuir a necessidade de deslocamento, os custos e a permanência dos estudantes nos grades centros.
O alternativa é de grande interesse, especialmente para moradores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país – de fato, os estados que mais pesquisam pelo termo “mestrado EAD” no Google são dessas regiões, segundo análise do portal Desafios da Educação na plataforma Google Trends.
A Capes também entende que os cursos de mestrado EAD ajudarão na formação continuada de professores, melhorando a qualidade do ensino básico no país.
Leia mais: Mestrados e doutorados EAD: os efeitos da nova medida da Capes
Doutorado EAD
Em 2019, apenas propostas de mestrado foram aceitas. A solicitação para criação de doutorado a distância só será liberada após a primeira avaliação dos cursos de mestrado.
Os 17 cursos de mestrado EAD estão em fase de análise pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, da Capes. Na medida em que é aceita, cada proposta é encaminhada para aprovação e reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Posteriormente, em caso de aceite, o curso é homologado pelo ministro da Educação. Dali em diante, as instituições terão até 12 meses, prorrogáveis por igual período, para dar início ao programa.
A depender do tempo de avaliação, é possível que os novos cursos de mestrado EAD estejam disponíveis já em 2020.
A pós-graduação stricto sensu está em ascensão no Brasil – e deve continuar assim com o acréscimo dos cursos EAD. Entre 2008 e 2018, a expansão foi de 73%, chegando a 2.378 cursos de doutorado e 3.514 de mestrado.
Leia mais: Como funcionará a abertura de mestrados e doutorados a distância
Confira a série “Tendências da educação para 2020”
Ótimo, até que fim vi o Brasil avançar, tomará que continue avançando na área da oferta de cursos stricto sensu na modalidade EaD. Em meu ponto de vista essa atitude da Capes é uma forma de quebrar as barreiras e avançar rumo ao equilíbrio social, econômico dentre outros. Na verdade o que precisamos é de uma política diferente, inovada, uma nova forma de enxergar o mundo. Meus parabéns aos idealizadores que veem se esforçando para a implantação dessa nova ordem.
Adorei porque o stritus senso em ead abre novas oportunidades para quem não pode participar presencialmente e necessita de um m.estrado para almejar um futuro melhor eu gostaria muito que tivesse no RS ou se possamos participar.em outros Estados
Fiquei muito feliz e esperançosa pois pretendo fazer mestrado em 2020 mais trabalho 8 horas diárias. Ser a que dessa vez poderei realizar o meu grande sonho?
Boa notícia para quem sempre deseja fazer um mestrado.
OLÁ.. PRETENDO FAZER O MESTRADO EM 2020..PRECISO DE INFORMAÇÕES!!
Será uma ótima oportunidade pra quem trabalha e tem família como eu, que quero fazer mestrado em matemática.
Gostaria de saber quais foram as instituições que realizaram a inscrição e estão aguardando a aprovação para a oferta do mestrado ead?
Gostaria de maiores informações sobre o mestrado
Espero que aconteça isso de fato. Para mim nesse momento um mestrado EAD é mais viável por conta da localidade que moro e por estar em estagio probatório.
Que venha 2020 com essas novidades!
Aguardando que se torne real. Anseio por um mestrado e só posso fazer se for a distância.
Gostaria de saber se algum mestrado em Filosofia ou Literatura foi aprovado. E em que instituição.
Mestrado em educacao tem informacao?
Quero fazer mestrado ead na área da educação. Gostaria de saber qual instituição oferece essa modalidade e quanto custa?
Desde já agradeço.
Tenho muito interesse em fazer Mestrado na área de humanas ou Políticas Públicas, e gostaria de receber maiores informações .
Gostaria de fazer mestrado EAD em Recife na área de humanas ou Políticas Públicas.
gostaria de fazer um mestrado na area da educaçao pos aposentei
Precisamos romper o modelo de ensino tradicional e conservador. Precisamos avançar e inovar no modelo e MÉTODO DE ENSINO.
a MODALIDADE EAD-TEM QUE ROMPER O MODELO DE ENSINO ULTRAPASSADO, e dar condições para estudar em casa.
nem todo acadêmico tem condições de se deslocar de uma cidade para outra cidade.
OBS: torso imensamente que a CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, MOSTRE compência em ensino
Finalmente. Tive que deixar um curso de Mestrado porque precisava trabalhar.
eu,francisco ferreira pacheco formado em ciencias biologica pela facudade fama e pos graduado em Gestão e Docencia no Ensino Superior na fatech.agora quero fazer um mestrado em ciencia da educação profissional! conto com voces
quero fazer o mestrado em educação ead
Não se iludam, eles jamais farão isso, vejam a quanto tempo está liberada essa modalidade? Sabe quanto cobram para validar um diploma estrangeiro? Entre R$ 12.000,00 e R$ 30.000,00. É um dinheiro rápido, quase sem custos e muito mais viável, vocês acham que eles abrirão mão disso?
Seria bom se no Brasil existisse Mestrado EAD em Literatura!