Professores, pesquisadores e gestores interessados em transformar o cenário da educação pública no Brasil têm uma excelente ferramenta à disposição: a “Biblioteca Essencial do Professor”. Trata-se de uma coleção com nove livros da Penso Editora – de autores nacionais e estrangeiros – selecionados pela Fundação Lemann e pela Nova Escola.
Os livros contemplam uma diversidade de visões pedagógicas. A escolha dos títulos, no entanto, leva em conta dois pontos: o propósito de sistematizar a prática docente em sala de aula e o de propor novas análises do ensino. (Veja a lista completa dos livros no fim da matéria.)
“Cada obra agrega conhecimento de ponta, produzido e pensado dentro e fora do Brasil por quem conhece a realidade de educadores das escolas públicas”, explica a analista de políticas educacionais da Fundação Lemann, Bruna Barletta.
Nesse contexto, a intenção é destacar o papel do professor. “Além de apoiar a sua formação, essa coleção também tem mais um objetivo: reconhecer o protagonismo do professor como intelectual da educação”, afirma Barletta.
Leia mais: Desafios da Educação passa a publicar conteúdo das revistas Pátio
A Fundação Lemann e a Nova Escola realizaram um diagnóstico das necessidades dos educadores ao optar por nove volumes. A avaliação identificou uma exigência constante de novas referências didáticas. O cenário era de poucos livros com conteúdo rico em teoria e prática.
A Biblioteca Essencial do Professor nasce para preencher essa lacuna. A coleção é indicada tanto para quem está começando na área educacional quanto para quem quer renovar sua atuação docente.
Além disso, embora possam ser adquiridas e lidas separadamente, as obras devem ter um efeito maior na prática quando pensadas em conjunto.
Leia mais: 5 livros para entender a educação em 2019
Entre os temas abordados estão ensino híbrido, gestão de sala de aula, a matemática criativa, planejamento de trabalho em grupo e rodadas pedagógicas – sempre sugerindo ideias para garantir uma aprendizagem significativa aos alunos.
Em Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes, por exemplo, as autoras Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky fazem jus ao nome da obra abordando novas formas de ensino que favoreçam a aprendizagem.
Já a integração das tecnologias digitais na educação é o tema de Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação, dos professores brasileiros Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani.
Leia mais: Da educação básica à superior: como executar o ensino híbrido
Até agora, sete livros da Biblioteca Essencial do Professor foram lançados e estão disponíveis no mercado. Os outros dois estão em processo de tradução (Planejamento para a Compreensão, de Grant Wiggins e Jay McTighe, e Preparando os professores para um mundo em mudança, de Linda Darling-Hammond e John Bransford). As obras devem ser lançadas ainda em 2019.
Confira, abaixo, a lista dos sete livros lançados da coleção “Biblioteca Essencial do Professor”:
Mentalidades Matemáticas – Estimulando o Potencial dos Estudantes por Meio da Matemática Criativa, das Mensagens Inspiradoras e do Ensino Inovador
Jo Boaler, da Universidade de Stanford (EUA)
Planejando o Trabalho em Grupo – Estratégia para Salas de Aula Heterogêneas
Elizabeth Cohen (1932-2005) e Rachel Lotan, da Universidade de Stanford (EUA)
Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação
Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto e Fernando de Mello Trevisani
Gestão da Sala de Aula – Lições da Pesquisa e da Prática para Trabalhar com Adolescentes
Carol Simon Weinstein e Ingrid Novodvorsky
Rodadas Pedagógicas – Como o Trabalho em Redes Pode Melhorar o Ensino e a Aprendizagem
Richard F. Elmore, Lee Teitel, Elizabeth A. City e Sarah Fiarman
Avaliação em Sala de Aula – Conceitos e Aplicações
Michael K. Russell e Peter W. Airasian, da Escola de Educação Lynch, na Boston College (EUA)
O Significado da Mudança Educacional
Michael Fullan
Leia mais: Webinar: modelos, planos e experiências de ensino híbrido
Não há livros de autores nacionais?