Você já ouviu falar de BYOD (Bring Your Own Device)? BYOD é um método utilizado por empresas para permitir que seus funcionários usem seus próprios gadgets em atividades profissionais. Esse conceito está ganhando cada vez mais adeptos na educação, pois torna o aprendizado uma experiência interativa e próxima dos estudantes. Porém, para colocá-lo em prática, é preciso que professores, gestores, gerentes de TI e alunos se envolvam ativamente no processo.
O uso desse método permite que a atuação se amplie para fora dos portões da instituição. Mesmo com orçamentos apertados, é possível superar as barreiras técnicas e sócio-econômicas que podem afetar a qualidade da educação. Mais do que uma iniciativa de tecnologia, o BYOD pode democratizar a educação e permitir ambientes de aprendizagem mais universais e acessíveis a todos, além de completar material fornecido pela universidade.
Vamos listar aqui três pontos que merecem atenção quando as universidades vão utilizar BYOD em sala de aula:
Centralização da infraestrutura
As escolas devem centralizar sua infraestrutura de tecnologia para aumentar a vida útil de seus desktops, aplicações e laptops. Ao centralizar esses recursos, a TI pode proporcionar um acesso seguro para a aprendizagem em uma ampla variedade de computadores e dispositivos. Além disso, a centralização permite a equipe de TI gerencie as operações do dia a dia de forma mais eficiente e econômica.
Acessibilidade baseada no navegador
Os navegadores compatíveis com HTML5 podem oferecer acesso universal aos dispositivos e recursos utilizados na universidade. A vantagem de usar um recurso que fica na nuvem é evitar a instalação de softwares e atualizações. Hoje, navegadores com Google Chrome, Internet Explorer, Firefox e Safari suportam HTML5 e estão amplamente disponíveis em smartphones, tablets e computadores. Acessibilidade baseada no navegador remove as barreiras técnicas de instalação e gerenciamento de aplicativos de dispositivos específicos, reduz os custos e, sobretudo, dá aos professores e estudantes de opções flexíveis para se conectar, colaborar e aprender.
Mobilidade
A popularidade da computação em nuvem e a mobilidade vai proporcionar novas oportunidades de agilizar os processos e criar ambientes de aprendizagem únicos. No entanto, a utilidade de dispositivos móveis só será realmente aproveitada quando as instituições colocarem esses recursos à disposição dos alunos. Tecnologia de acesso remoto permite as escolas levar a educação para qualquer um, em qualquer lugar, usando uma variedade de dispositivos – tudo por meio de um navegador web.
Você acredita que a sua universidade pode utilizar o método BYOD? Como?
Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.
Comments