Sem categoria

O futuro da educação é móvel

0

Se você olhar ao redor, verá que pelo menos uma pessoa está mexendo no celular ou tablet. Cada vez mais ligados ao nosso cotidiano, smartphones e tablets ganham muito tempo da nossa atenção. Mas que tal usá-los como ferramenta educativa? Neste sentido, o relatório do NMC (New Media Consortium), responsável por estudar o ensino superior latino-americano, mostra que nos próximos três anos estes dispositivos farão parte, cada vez mais, da sala de aula.

13596024630ccd0bb3d2d88c5f3f85f0

Fonte: Pinterest

Sua popularidade é explicada por preços mais baixos, maior portabilidade, além de amplo acesso aos mais variados aplicativos. No caso do Brasil, quarto país no mundo em número de smartphones, são 70 milhões de aparelhos, deixando-o atrás de China, Estados Unidos e Japão. Dados como este comprovam a necessidade de as universidades olharem de forma positiva para a utilização do gadget em sala de aula. Recentemente, o governo federal criou o Programa de Inclusão Digital, que isenta de impostos smartphones que custam até R$1.500. Em contrapartida à isenção tributária, cada vez mais temos apps nacionais, por exemplo.

Muito além do incentivo do governo, a utilização destas ferramentas permite que os alunos aprendam e experimentem novos conceitos em qualquer lugar. Eles podem usar smartphones e tablets para gravar vídeos, áudios e coletar dados que depois podem serão úteis em sala de aula. Por sua vez, o potencial destes aparelhos pode ser ampliado pelo uso de aplicativos.

Enfim, motivos não faltam para desenvolvedores, gestores e educadores ligados ao ensino superior ficarem empolgados. Afinal, as possibilidades que smartphones e tablets podem proporcionar são inúmeras. Instituições de ensino em todo o mundo já estão buscando maneiras para permitir que seus sites, materiais didáticos e recursos estejam disponíveis em dispositivos móveis. Um dos exemplos citados pelo relátorio do NMC é a Fundación Chile, que criou um dispositivo que prepara estudantes para as provas de seleção das universidades. No Brasil, empresas como a Blackboard também investem em aplicativos voltados para as universidades, o que comprova como ainda podemos, e precisamos, explorar este potencial.

Compartilhe com a gente: você utiliza smartphones em sala de aula?

Quer continuar a discussão por email? Cadastre-se na nossa newsletter Desafios da Educação clicando neste link.

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.