A cada ano, o New Media Consortium e EDUCAUSE disponibilizam o Relatório Horizon NMC, que olha para a tecnologia e o que provavelmente moldará a educação nos próximos cinco anos. O relatório de 2015 destaca uma série de mudanças fundamentais que os educadores, principalmente os que estão no nível do ensino superior, devem estar cientes. Destacamos quatro tendencias com impacto direto na vida das Instituições de Ensino:
4 Tendências importantes em Tecnologia da Educação
1. A necessidade de desenvolver culturas de InovaçãoO mundo está mudando e o ensino superior deve mudar com ele. Muitas escolas têm reconhecido esse fato e trabalham para “acomodar” as novas tecnologias e incentivar a inovação. Algumas universidades estão utilizando ideias do mundo dos negócios, o que torna a mudança mais fácil.
Da mesma forma, um número de universidades já abraçou a ideia de que a tecnologia pode e deve ser tratada como um catalisador para melhorar a aprendizagem. Por que não transformar as ferramentas que todo mundo já está usando em um meio para fazer seus cursos melhorarem? Políticas que enfatizem habilidades de alto nível são cada vez mais valorizadas no mundo dos negócios – criatividade, assumir riscos, colaboração e espírito empresarial – ajudam a tornar o ensino superior mais significativo para os alunos tanto no momento quanto no futuro.
2. Possibilidades de Avaliação e Mensuração
Tecnologia traz consigo um maior acesso aos dados. Faculdades podem coletar dados abrangentes e detalhados sobre como os alunos estão aprendendo, que tipos de métodos de ensino funcionam melhor e que tipos de percursos de educação e de carreira levam ao sucesso.
3. Aumento do ensino combinado
A aprendizagem online está crescendo em um ritmo bem rápido. Como assinala o relatório, um em cada dez alunos fizeram cursos exclusivamente online em 2012. O ensino combinado pode ser uma inovação ainda maior, pois combina os benefícios da tecnologia de aprendizagem online com a possibilidade de trabalhar com professores frente a frente. Acesso a mais recursos online em qualquer formato ajuda o estudante a aprender melhor tanto dentro quanto fora da sala de aula. Acrescente a isso uma maior disponibilidade de professores em sala de aula e você tem uma ferramenta poderosa que fornece aos alunos o melhor dos dois mundos.
4. Redesenhar os espaços de aprendizagem
Se estamos trazendo mais tecnologia para a sala de aula, a sala de aula também deve mudar para acomodar esta tecnologia. O modelo tradicional do professor na frente de uma sala e que fala para alunos sentados em fileiras ignora as possibilidades do que a tecnologia pode adicionar. Algumas faculdades estão fazendo experiências ao redesenhar o espaço da sala de aula para incentivar a integração da tecnologia e uma maior colaboração entre os alunos. Um exemplo comum disso é uma sala de aula na qual o “palco” é colocado no centro e é “cercado” por mesas redondas para os estudantes.
Outras faculdades estão trabalhando para expandir a ideia para outros espaços. Muitas bibliotecas estão sendo reprojetadas para permitir mais acesso à tecnologia e locais espaçosos e confortáveis para aprender. A aprendizagem pode acontecer em qualquer lugar se os estudantes tiverem acesso às ferramentas certas.
Apesar de o relatório prever as tendências de tecnologia que vão influenciar a educação nos próximos cinco anos, este é um tempo muito longo no mundo da tecnologia. Estas tendências devem mudar a forma como a educação parece, mas também podem ser tomadas por tecnologias mais recentes. Estamos vivendo um momento marcante para a tecnologia e as novas oportunidades para as escolas e educadores só tende a aumentar.
Comments