Já discutimos aqui os benefícios de fomentar uma mentalidade de crescimento entre os estudantes, prática que lhes confere maior confiança, segurança e disposição em se esforçar. Pois se esse incentivo mental é tão vantajoso para os alunos, por que haveria de ser diferente em relação aos professores? Hoje, vamos discutir sobre como os gestores de instituições de ensino podem promover a mentalidade de crescimento entre o corpo docente e os funcionários.
A mentalidade de crescimento é um conceito que se construiu em oposição à ideia de mentalidade fixa. Enquanto a primeira encara a inteligência como uma capacidade que pode ser desenvolvida e aprimorada, a mentalidade fixa é a crença de que temos uma inteligência nata: alguns nascem com mais, outros com menos, e não se pode modificar a capacidade cognitiva. Embora todas as pesquisas científicas corroborem com a primeira teoria, ainda há muita gente que precisa ser convencida de que um pouco de esforço nos torna mais hábeis mentalmente.
“Ainda estou aprendendo”, uma frase célebre do mestre Michelangelo
[FONTE: Principal’s blog]
A maneira que encaramos nossa própria inteligência tem um grande efeito no nosso desempenho em qualquer tarefa. Quem acredita no seu potencial de desenvolvimento tende a se esforçar mais e correr mais riscos, sem temer novos desafios. As falhas e erros são vistos como passos necessários para o sucesso. Já quem acredita nas habilidades natas tende a desistir no primeiro erro cometido, uma vez que encaram isso como seu “limite”, tornando impossível ultrapassar os obstáculos.
Um dos pontos cruciais para fomentar a mentalidade de crescimento é dar o tipo certo de feedback aos profissionais. Em vez de elogiar a inteligência de alguém, é melhor reconhecer seus esforços e trabalho duro. Um professor interessado em desafios será mais inovador e poderá trazer novas estratégias de ensino para a instituição, assim como um funcionário esforçado poderá contribuir com a administração, se estiver disposto a enfrentar dificuldades.
Além de feedback, uma maneira de incentivar os professores a aderir à mentalidade de crescimento é colocar o tema na pauta dos cursos de atualização. Os educadores devem debater o tema abertamente e serem convidados a servir de modelo a seus alunos. Quando virem seu comportamento refletido nas atitudes dos estudantes, eles valorizarão ainda mais a prática.
Quem acredita em seu potencial tem mais chances de vencer obstáculos
[FONTE: priotime]
Mas não basta passar a responsabilidade aos professores. Os gestores também precisam cumprir a sua parte e manter um ambiente propício aos esforços e às inovações trazidas pela sua equipe. Isso significa entender que ocorrerão falhas no percurso, e os erros cometidos devem ser considerados etapas necessárias para chegar a um patamar mais elevado. Para que os equívocos se tornem degraus no crescimento, é preciso haver tempo para refletir sobre o que deu certo e o que deu errado em uma nova ideia. Mas, em vez de gastar tempo decidindo se a ideia obteve sucesso ou se foi um fracasso, é melhor focar nos aprendizados obtidos ao longo do caminho.
Criar uma mentalidade de crescimento entre os profissionais é um processo demorado, mas os resultados podem transformar uma instituição. Você já tentou algo parecido em sua atuação?
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