O rápido avanço da educação a distância (EaD) teve um grande impacto no ensino superior brasileiro, ampliando a oferta e democratizando o acesso à universidade. Essa expansão, porém, vem sendo frequente alvo de críticas — tanto em relação ao conteúdo dos cursos e à formação dos professores quanto à dificuldade de mensurar a qualidade do ensino. Além disso, normativas recentes colocaram restrições à criação de novas vagas e polos.
Principal representante da modalidade no País, a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) vai trazer essas preocupações à pauta do 29° CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. O evento será realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), entre 15 e 18 de setembro deste ano, com o tema “Qualidade e excelência na educação a distância”.
“Temos plena consciência de que é possível oferecer formações e cursos a distância com qualidade no mínimo equivalente à modalidade presencial”, defende o presidente da ABED, João Mattar, no texto de apresentação do congresso.
Espaço para conhecimentos e conexões
Como é de praxe, o CIAED contará com diversos especialistas do setor, que compartilharão insights valiosos sobre as tendências educacionais. Durante quatro dias, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades por meio de palestras, workshops, pesquisas e casos de sucesso na EaD.
Além disso, o congresso é uma plataforma única para networking. As conexões estabelecidas entre acadêmicos, profissionais e instituições ao longo do evento têm o poder de moldar colaborações e parcerias de longa duração.
Entre os destaques da cerimônia de abertura do CIAED, dia 15 de setembro, está a participação da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior Ministério da Educação (MEC), Marta Wendel Abramo, que falará sobre a revisão do Marco Regulatório da Educação a Distância. A seguir, em sessão plenária, João Vianney, sócio e consultor da Hoper Educação, apresentará a palestra “Comparação entre a educação presencial e a distância: dados e evidências”.
Plataforma A estará presente no CIAED
Sempre marcando presença no CIAED, a Plataforma A, vertical de soluções digitais da +A Educação, contará com um estande na Expo-EaD — evento paralelo com exposição de instituições de ensino e fornecedores de soluções para educação a distância.
No dia 17, a partir das 16h55min, a coordenadora de negócios da Plataforma A, Raphaela Novaes, falará sobre “Qualidade acadêmica e uso estratégico das tecnologias educacionais”.
Para se inscrever, acessar a programação completa e obter mais informações sobre o 29° CIAED, basta acessar o site do evento.
Comments