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Coautor do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira , Flavio Campos fala sobre docência, escolarização e aprendizagem em webinar do Desafios da Educação. Crédito: Pexels.
As perspectivas da inovação educacional, pensadas a partir da docência, da escolarização e da aprendizagem, estiveram em pauta no quarto webinar promovido pelo portal Desafios da Educação .
Realizada em 15 de outubro, Dia dos Professores, a conferência virtual foi conduzida por Flavio Rodrigues Campos, consultor pedagógico do Senac-SP e coautor do livro Inovações Radicais na Educação Brasileira (2019, editora Penso).
Logo no começo do webinar, Campos afirmou que a inovação educacional precisa ser trabalhada a partir de três perspectivas: da mudança, da renovação e da novidade.
Ele então destacou a importância de experiências e trabalhos de fundamento teórico para o alicerce das práticas de ensino atuais. “O que precisamos é de uma criticidade e de um aprofundamento sobre o processo de inovação”, disse Campos, que também é avaliador de tecnologias educacionais do Ministério da Educação (MEC).
Nesse processo de inovação, a tecnologia é um elemento-chave. “Precisamos pensar a tecnologia como um recurso para a construção de conhecimento, para que não viremos apenas usuários passivos, mas que também tenhamos um multiletramento tecnológico”, afirmou Campos.
Quando o assunto é inovação educacional, um dos aspectos em evidência é a arquitetura da instituição. Ou seja, surge a necessidade de refletir sobre o planejamento e a disposição das salas de aulas, das carteiras e das paredes, por exemplo.
Nessa etapa, Campos destacou escolas que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras através de seus projetos arquitetônicos, como a Escola da Ponte, de Portugal, e Lighthouse, da Califórnia (EUA).
Campos citou outros aspectos da arquitetura inovadora:
Ao falar sobre o papel docente , Flavio Campos citou três elementos que, dentro do enfoque da inovação educacional, devem estar no radar dos professores. São eles:
Segundo Campos, a inovação educacional ocorre quando o “docente consegue articular diversas estratégias e metodologias levando sempre em consideração os fundamentos e a didática da sua profissão”.
De acordo com ele, o protagonismo é dividido no processo de ensino-aprendizagem. Enquanto o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem, ao docente lhe cabem elementos como reflexão, pesquisa e curadoria.
Por Redação
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