Sem categoria

Unidades de Aprendizagem: o que são na teoria e na prática

0

O processo de ensino-aprendizagem evoluiu muito nos últimos anos, com a popularização das metodologias ativas e a expansão da educação a distância (EaD). Diante desse cenário, engajar os estudantes, de forma que eles se tornem protagonistas da sua própria jornada, requer uma abordagem diferenciada por parte dos professores.

Saber se comunicar com os jovens é um ponto importante, mas não o único. A conexão com esses alunos só se torna realmente efetiva com a utilização de ferramentas que façam sentido para eles.

Inseridas no ambiente virtual, as Unidades de Aprendizagem (UAs) são uma boa maneira de proporcionar uma experiência imersiva para os estudantes. A seguir, vamos falar um pouco mais sobre essas soluções pedagógicas e entender os ganhos que elas proporcionam – inclusive para os educadores.

O que são Unidades de Aprendizagem na teoria…

Em artigo para o livro “Educação em Ciências – produção de currículos e formação de professores” (Unijuí, 2004), as professoras Maria do Carmo Galiazzi, Fabiane Ávila Garcia e Renata Hernandez Lindemann definem Unidade de Aprendizagem como um modo de planejamento, elaboração, organização e realização de atividades, constituído dialogicamente no ambiente de sala de aula.

Segundo as autoras, as UAs estão diretamente ligadas a ações de pesquisa, pois se propõem a “problematizar o conhecimento inicial dos alunos, desenvolver um questionamento dialógico e reconstrutivo, reconstruir argumentos e promover a comunicação, em especial a fala e a escrita, valorizando a função epistêmica desses processos”.

Essa proposta pedagógica é bastante flexível. Como aponta o artigo “Design instrucional e design universal para aprendizagem: uma relação que visa obter melhorias para a aprendizagem”, de Eliana Paula Calegari, Roseane Santos da Silva e Régio Pierre da Silva, uma UA “pode ser tão extensa quanto o currículo completo de um curso de graduação com quatro anos de duração, ou mesmo tão pequena quanto uma atividade de aprendizagem de 15 minutos”. Isso mostra como o formato é flexível, podendo ser moldado conforme a realidade e as demandas da instituição de ensino superior (IES).

Tenha acesso a um conjunto de objetos de aprendizagem que estimulam todas as formas de aprender dos alunos

…e na prática

A Unidade de Aprendizagem é a apresentação do conteúdo de forma acessível, com base em metodologias ativas, para os professores criarem trilhas de aprendizagem contextualizadas ao perfil dos estudantes.

Sua implementação requer a seleção de materiais que possibilitem ao aluno estudar de forma independente, em um processo de construção do conhecimento em que a autonomia anda lado a lado com a responsabilidade. Nesse sentido, as ferramentas funcionam como facilitadoras que viabilizam a interação dos estudantes com diversas interfaces e conteúdos, além dos professores e dos demais colegas.

Mas há outras vantagens, como observa a coordenadora de Negócios da Plataforma A, Raphaela Novaes de Moraes. “Sabemos que cada aluno aprende do seu jeito e, por isso, as Unidades de Aprendizagem são divididas em itens que vão desde conteúdos textuais até infográficos e recursos audiovisuais, permitindo que os estudantes experimentem diversos formatos de conteúdo para abordar o mesmo assunto”, explica.

Além disso, ela ressalta que a UA proporciona uma conexão com o mundo real e o mercado de trabalho. Em um de seus itens, denominado “Na prática”, são abordados cases, experimentos e situações vivenciadas por profissionais da área relacionada.

“Um outro item que podemos destacar na estrutura das Unidades de Aprendizagem é o ‘Desafio’. Nele, o estudante é convidado a vivenciar situações do mercado e realizar tomada de decisões”, complementa a educadora.

Confira, abaixo, a sequência de itens presentes nas UAs:

1. Apresentação – É onde estão relacionados os objetivos de aprendizagem, em termos de conteúdo, habilidades e competências​;

2. Desafio – A aprendizagem é aprofundada por meio de atividades que abordam conflitos reais, criando conexão com o tema da aula​. O aluno fica mais próximo de situações que poderão ocorrer em sua carreira profissional;

Veja abaixo um exemplo de desafio:

Desafio é um elemento da Unidade de Aprendizagem que apresenta de forma aprofundada atividades que abordam conflitos reais, criando conexão com o tema da aula​.

3. Infográficos – São elementos informativos com textos e ilustrações que transmitem visualmente o conteúdo ensinado;

4. Conteúdo do livro – É a parte teórica da unidade, na qual é apresentado o capítulo de um eBook produzido por professores conteudistas com linguagem dialógica​;

5. Dica do professor – Vídeo de até cinco minutos, que apresenta o principal conteúdo da UA em formato dinâmico;

Aqui está um exemplo:

Dica do professor é um vídeo de até cinco minutos, que apresenta o principal conteúdo da Unidade de Aprendizagem em formato dinâmico.

6. Exercícios – São questões que reforçam e revisam, de forma objetiva, os conteúdos trabalhados na Unidade de Aprendizagem. Aqui, os alunos podem testar seus conhecimentos e verificar se estão entendendo o que foi ensinado;

Veja como é:

Exercícios são questões que reforçam e revisam, de forma objetiva, os conteúdos trabalhados na Unidade de Aprendizagem.

7. Na prática – Exemplo dos conceitos desenvolvidos na UA, trazendo situações da vida profissional. O conteúdo pode ser apresentado por meio de objetos de aprendizagem variados, que vão de podcasts a vídeos de 360 graus;

Veja um Na Prática:

Na prática é um elemento da Unidade de Aprendizagem que aborda um exemplo dos conceitos desenvolvidos na UA, trazendo situações da vida profissional.

8. Saiba mais – Leitura complementar dos assuntos abordados, para aprofundar o conhecimento e facilitar a busca por respostas para os desafios e exercícios. Esse item pode incluir artigos científicos, vídeos e outros conteúdos auxiliares para melhorar o aprendizado.

Veja um exemplo:

Saiba mais é um elemento da Unidade de Aprendizagem de leitura complementar dos assuntos abordados, para aprofundar o conhecimento e facilitar a busca por respostas para os desafios e exercícios.

Quer entender melhor? Veja este vídeo abaixo que detalha ainda mais as UAs.

Portfólio amplo e trilha personalizada

O portfólio da Plataforma A, por exemplo, conta com mais de 21 mil UAs – dos mais variados assuntos –, objetivos de aprendizagem claros e conteúdos que exploram diversos formatos.

“Isso permite que o professor tenha tempo para explorar a individualidade de seus alunos, as suas dificuldades, e fazer intervenções significativas no processo de aprendizagem”, pondera Moraes.

A coordenadora de Negócios da Plataforma A lembra que, além da organização didática estruturada e do portfólio robusto, as ferramentas dispõem de recursos que podem potencializar ainda mais o processo de aprendizagem.

“Algo que torna as UAs que disponibilizamos muito mais do que apenas ‘conteúdo de prateleira’ é a possibilidade de editar qualquer item da trilha. Sabemos que cada IES tem sua identidade e suas necessidades, por isso, caso o professor queira personalizar a experiência de aprendizagem dos seus estudantes, pode editar um item, inserindo um vídeo, um podcast ou um texto a respeito daquele conteúdo, por exemplo”, explica.

Materiais educativos e interativos para os professores realizarem a curadoria do conteúdo.

Essa personalização permite também pensar essas plataformas conforme a tecnologia avança – e isso inclui a inteligência artificial (IA), cada vez mais em voga. Segundo Moraes, é preciso atentar para esses novos cenários, priorizando a intencionalidade pedagógica. “O uso de IA começa  a fazer bastante sentido à medida que, associado ao comportamento de consumo de conteúdo do estudante, sugere trilhas de aprendizagem personalizadas. Estar atento a esses movimentos é essencial.”

Conheça as Unidades de Aprendizagem da Plataforma A

Com a Plataforma A, sua IES tem acesso a conteúdo flexível e de qualidade para todas as modalidades de ensino (20%, 40% e 100% EaD e híbrido). São UAs com objetos de aprendizagem diversificados, didáticos e interativos para IES públicas e privadas.

Ficou interessado? Venha navegar em uma de nossas Unidades de Aprendizagem, basta preencher o formulário.


Leia mais:

Redação
A redação do portal Desafios da Educação é formada por jornalistas, educadores e especialistas em ensino básico e superior.

    You may also like

    Comments

    Leave a reply

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.