

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
O texto abaixo faz parte do especial “ Tendências para a educação em 2021 “, publicado pelo portal Desafios da Educação . No artigo, Fernanda Furuno cita diversas pesquisas para avaliar o uso da tecnologia na educação, como ensino híbrido, realidade aumentada e metodologias ativas, e o cenário para 2021.
Chegamos ao fim de 2020. Que ano atípico! As colunas que escrevi neste espaço , sobretudo após o início da pandemia, tentaram jogar luz aos novos desafios do setor e, principalmente, inspirar os educadores. Falei de projetos integradores no ensino superior , o valor da empatia na educação digital e até sobre como encontrar trabalho no setor educacional.
Neste último artigo, publicado no especial “ Tendências para a educação em 2021 “ , compartilho minhas perspectivas para o ensino online no próximo ano. Você também pode conferir o que me disse o professor Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), e a professora Maria Inês Fini , presidente da Associação Nacional de Educação Básica Híbrida (Anebhi).
O uso da tecnologia na educação deve continuar crescendo em 2021. Crédito: Pexels.
A consultoria McKinsey divulgou no início de 2020 um relatório que apresentou as principais tendências e oportunidades para o mercado educacional do Brasil, de forma a atender um “gap” do Ensino Superior .
Mesmo que tenham sido divulgadas antes da pandemia, essas tendências de fato se concretizaram. Além disso, a educação foi um dos principais focos de debate: percebemos o abismo que separa os ensinos público e privado e o quanto nosso modelo educacional precisa de atenção.
Nesse cenário, identificar tendências para a educação em 2021 no Brasil é uma tarefa bastante desafiadora – sobretudo enquanto houver indefinição sobre as vacinas e retorno total às aulas presenciais. Mas vale a pena conferir o que mostram alguns estudos.
De acordo com uma pesquisa global do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), realizada com 350 executivos do Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido, Inteligência artificial (IA), machine learning, 5G e internet das coisas (IoT) serão as principais tecnologias de 2021.
Se consideradas apenas as respostas brasileiras, as principais tecnologias no ano que vem são:
Ainda sobre as respostas dos Chief Information Officers (CIOs) e Chief Technology Officers (CTOs) brasileiros que responderam a pesquisa:
A pesquisa global também mostra que manufatura (19%), saúde (18%), serviços financeiros (15%) e educação (13%) deverão ser os setores mais impactados pelas tecnologias em 2021, informou o site Olhar Digital.
Durante este ano, tive oportunidade de entrevistar inúmeros gestores educacionais. A partir desse material, consegui identificar algumas tendências para 2021:
Eu também perguntei para o Gustavo Hoffmann o que ele pensa sobre tendências – concordamos em vários pontos. Você pode ler o artigo que ele escreveu para este especial, ou conferir esse resumo que ele fez pra mim.
“Por mais que haja muita incerteza em relação o futuro, é muito provável que nosso modelo educacional caminhe a passos largos em direção a um modelo que muito provavelmente estará baseado nos seguintes pilares:
Cabe agora aguardarmos 2021 e vivenciar a concretização dessas tendência. Acha exagero? Depois de todas as (r)evoluções que ocorreram em 2020, nada será impossível.
Por Fernanda Furuno
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
MAPA DO SITE